Oi, o que você está procurando?

Enfrentamento ao coronavírus

Araçatuba tem 2.616 pessoas com sintomas de Covid em monitoramento

Secretaria da Saúde acompanha estes pacientes, por meio de ligações telefônicas, para passar orientações e saber se houve agravamento das condições clínicas

Araçatuba tem 2.616 pessoas com suspeita de Covid-19 em monitoramento pelas equipes de saúde do município. O número vem aumentando a cada dia. Na segunda-feira (8), eram 2.246 pacientes nesta condição, o que significa que nos últimos quatro dias, 370 entraram no sistema da Secretaria Municipal de Saúde para serem monitorados.

A secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, disse que todos que procuram o sistema de saúde com sintomas são listados, notificados e orientados sobre medidas e cuidados. A Secretaria acompanha, por meio de ligações telefônicas, para orientar e saber se houve agravamento da situação do paciente.

Antes do agravamento da pandemia, a Saúde monitorava entre 500 e 600 pacientes. Para dar conta do aumento da demanda, o município aumentou contratações temporárias, via atenção básica, para o monitoramento domiciliar. Também desmobilizou ou reduziu alguns serviços, principalmente os eletivos, remanejando profissionais para este serviço.

As pessoas em monitoramento domiciliar devem permanecer em casa por um período de 14 dias, ou até que saia o resultado do exame e o mesmo dê negativo, para evitar a propagação do novo coronavírus.

Oxímetros

O município mantém também o Projeto Oximetria, com a cessão de oxímetros, aparelhos que medem a quantidade de oxigênio no sangue, para os pacientes acima de 60 anos e com mais de uma comorbidade.

“Às vezes, baixa o oxigênio e a pessoa não percebe, por isso reconhecer logo que a saturação caiu e avisar o serviço de monitoramento, o atendimento domiciliar ou Samu, tem salvado vidas, pois o paciente chega em melhor condições no hospital para receber o tratamento”, explicou a secretária, em live realizada nessa quinta-feira (11).

O município tem, hoje, pouco mais de 300 oxímetros, mas Guariente disse que pretende expandir este serviço. “Na situação atual, com variantes do novo coronavírus, percebemos que os casos de pessoas mais jovens também estão se comportando desta maneira”, destacou.

Sintomas

Guariente ressalta que a qualquer sintoma, como febre, dor no corpo, garganta raspando, nariz escorrendo, dentre outros. a pessoa deve procurar imediatamente um serviço de saúde, para que o paciente possa ser acompanhado desde o início.

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
41