Oi, o que você está procurando?

Gestão Pública

Prefeitura de Auriflama implanta GPS na frota para garantir segurança e economia

O sistema foi instalado nos veículos no final de janeiro e já apresenta resultados

O uso da tecnologia é a aposta da Prefeitura de Auriflama para gerar mais economia de combustível, garantir maior segurança aos motoristas, passageiros e também para os veículos, com a implantação de um sistema de rastreamento de automóveis, máquinas e caminhões, via GPS (Global Positioning System).

Operando desde o final do mês de janeiro, o sistema registra a que horas o veículo partiu, por onde o passou, o tempo que gastou, quem estava dirigindo e a que horas retornou.

Os dados são transmitidos em tempo real ao centro de processamento de dados da empresa responsável. Além disso, a Prefeitura Municipal também acessa, pela internet e em tempo real, os dados da movimentação de toda a frota, com possibilidade de pesquisa a históricos de deslocamento.

Com a instalação dos equipamentos e manutenção mensal, o investimento inicial será de R$ 1.348,50 mil por mês, um valor considerado baixo comparado com o benefício que a medida já está gerando.

“Apenas nos combustíveis, estimamos uma economia de 30% com a implantação do sistema”, declara a prefeita Katia Morita (MDB).

De acordo com ela, com o monitoramento e controle da frota, serão evitados ainda mais os desvios de rota e a utilização incorreta dos veículos por parte dos servidores que por ventura possam ocorrer. Além disso, o sistema também pode gerar menos custos com manutenção. “O serviço emite uma notificação recomendando a conferência da água e do óleo do motor, além da troca de pneus”, esclarece a prefeita.

Transparência

O investimento também garante maior transparência dos serviços de transporte, uma vez que haja questionamento sobre a presença de determinado veículo em algum local, o sistema poderá investigar se o servidor responsável está a trabalho, o que está fazendo e qual é o objetivo do deslocamento.

“Quem ganha com tudo isso é a comunidade, pois qualquer ação feita dentro da Prefeitura de Auriflama a comunidade precisa saber e tem o direito de saber”, finaliza Katia Morita.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!