Oi, o que você está procurando?

Banner Samar Eco
Banner Samar Eco

CHINA

OMS não vê evidência de que pandemia iniciou em Wuhan

A teoria de que o vírus da covid-19 foi criado em laboratório e saiu para o exterior por um erro é "extremamente improvável", declararam os especialistas.

Médicos ajudam paciente a sair de uma ambulância em Euhan, na província de Hubei, na China — Foto: Chinatopix via AP

Os especialistas chineses e da Organização Mundial da Saúde (OMS) que investigaram a origem da Covid-19 em Wuhan, no centro de China, anunciaram nesta terça-feira (9) que não há evidências suficientes para determinar que o coronavírus estava se disseminando na cidade antes de dezembro de 2019.

“Não há indicação da transmissão do Sars-Cov-2 na população do período anterior a dezembro de 2019”, disse Liang Wannian, chefe da equipe da China, em entrevista coletiva, acrescentando que “não há evidências suficientes” para determinar se o vírus já havia se espalhado na cidade antes disso.

Também não foi identificado uma espécie animal que pode ter sido responsável por transferir o vírus aos seres humanos. A possibilidade, no entanto, ainda é provável, de acordo com Wannian.

Peter Ben Embarek, um especialista em vírus da OMS, também disse em coletiva que o trabalho para identificar as origens do coronavírus aponta para uma reserva natural em morcegos, mas é improvável que eles estivessem em Wuhan, cidade da região central da China onde o surto foi descoberto em 2019.

Vírus não veio de laboratório

A teoria de que o vírus da covid-19 foi criado em um laboratório na cidade chinesa de Wuhan e saiu para o exterior por um erro é “extremamente improvável”, declararam os especialistas.

“A hipótese de um acidente em um laboratório é extremamente improvável para explicar a introdução do vírus no homem (…) Na verdade, não faz parte das hipóteses que sugerimos para estudos futuros”, declarou Embarek.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!