Oi, o que você está procurando?

CULTURA

Oficina gratuita de arte ensina como exteriorizar a criatividade e dar nova dinâmica na hora de entreter alunos e crianças

A oficina gratuita será realizada de forma híbrida, online e presencial, durante todo o mês de março, às segundas e quartas

Explorando a criatividade e visando fomentar a atividade prática, a artista visual e professora universitária Jussara Marangoni realizará em março a Oficina de Arte Livro de Artista. O projeto é apoiado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc no 14.017, de 29/06/2020.

A oficina gratuita será realizada de forma híbrida, online e presencial, durante todo o mês de março, às segundas e quartas, no período vespertino (híbrido – 15h às 17h) e noturno (online – 19h às 21h). Aos sábados, caso haja número de participantes interessados, haverá turma presencial, das 14h às 17h. Todo o material necessário para as aulas será disponibilizado gratuitamente.

A oficina tem como objetivo promover, através das artes visuais, uma dinâmica de produção do Livro de Artista, recurso muito utilizado como ferramenta de aprimoramento criativo, além de poder ser explorado no desenvolvimento pedagógico em sala de aula, no entretenimento de crianças e adolescentes ou até mesmo como registro de fatos.

Após a conclusão do curso, será feita uma exposição e catálogo virtual com o registro dos trabalhos desenvolvidos.

Livro de Artista

Segundo Jussara, o livro de artista é uma categoria nas artes visuais, mas também pode ser uma ferramenta processual. “Eu sempre trabalhei com o livro de artista como uma maneira de pensar nos meus projetos em artes visuais, como um registro de elaboração de ideias”, destaca.

Jussara contextualiza que essa é uma proposta de organizar as ideias, onde quem o realiza “não só escreve num papel, mas utiliza de várias linguagens como recorte, colagem e desenho, tudo de uma maneira muito livre e espontânea”.

Outra forma de utilizar o livro de artista é no entretenimento das crianças, durante o período em que elas estão em casa, ou para os professores em sala de aula, que segundo Jussara pode ser utilizada em qualquer disciplina.

Ela ilustra que os pais ou responsáveis podem criar diversas situações em que as crianças podem fazer recortes em livros, revistas ou até mesmo pequenos objetos e irem montando seu material. Outra possibilidade são as dobraduras, que interagem de maneira intensa com o raciocínio matemático.

Didática

As aulas serão um mix de teoria e prática, onde a artista irá apresentar o contexto do livro de artista dentro da história da arte e sua utilização.

Durante as aulas também serão utilizados modelos de outros trabalhos produzidos pela artista em seus processos de criação. As aulas ficarão disponíveis aos inscritos após o término da oficina.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas na página do projeto no Facebook (facebook.com/livrodeartistaoficina) ou pelo Instagram (@livrodeartistaoficina), onde um link para o formulário de inscrição está disponível.

Todo material e inscrição do curso é gratuito. Alunos que residirem fora de Araçatuba e desejarem receber o material, deverão arcar com os custos do frete para envio. Outras informações e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected]

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!