Oi, o que você está procurando?

Boa notícia

Combate ao câncer: cientistas descobrem anticorpo que bloqueia metástase

O anticorpo monoclonal chama-se Volociximab e foi capaz de bloquear a metástase óssea após o tratamento de um câncer de mama.

A comunidade médica e científica vem dedicando décadas e mais décadas de estudos em busca da cura do câncer e ela parece, enfim, estar cada vez mais próxima de nós. Isso porque, cientistas da Unidade de Oncologia Médica do Hospital Universitário Campus Bio-Medico, da Universidade de Roma, acabam de anunciar que descobriram um anticorpo que bloqueia a metástase.

O anticorpo monoclonal chama-se Volociximab e foi capaz de bloquear a metástase óssea após o tratamento de um câncer de mama. Depois de uma série de testes em laboratório, o grupo concluiu a alta taxa de eficácia do anticorpo capaz de impedir que o câncer se espalhe, um dos maiores desafios de qualquer tratamento contra o câncer.

Funciona assim: após identificarem a proteína alfa5 através de uma triagem no genoma de pacientes com câncer de mama, os pesquisadores viram que o Volociximab pode bloqueá-la; ela representa um dos principais fatores na criação de metástases ósseas, ou seja, do reaparecimento do câncer.

De acordo com os cientistas, a descoberta abre uma série de novas possibilidades, uma vez que afeta um aspecto importante do processo de metástase, nunca explorado até então.

“A proteína alfa5 é o ‘gancho’ com o qual a célula cancerosa se liga à fibronectina, que está altamente presente no microambiente ósseo. Ele é bloqueado pelo Volocixamab, que fica no caminho das duas moléculas e impede que o tumor se espalhe para o osso. O resultado é muito promissor, também, porque o medicamento a partir do anticorpo é seguro, já foi testado e não é tóxico”, garante Francesco Pantano, responsável pelo estudo.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
ANUNCIANTE
37