Oi, o que você está procurando?

Alimento que salva vidas

Banco de Leite Humano de Araçatuba precisa de doações

Doações caíram pela metade, o que compromete o atendimento aos bebês prematuros que estão nas UTIs neonatais do município

Todo o leite captado passa por um rigoroso processo de pasteurização e controle de qualidade - Foto: Divulgação

O Banco de Leite Humano (BLH) de Araçatuba está precisando de doações de leite materno para distribuir às Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) neonatais do município, onde estão internados os bebês prematuros, que necessitam deste alimento para ganhar peso.

Conforme a coordenadora do banco de leite, Jesiela Passarini, as doações, em novembro, chegaram a 200 litros no mês, mas este volume caiu pela metade no início de 2021, comprometendo o serviço. “Chegamos a um ponto em que está sendo necessário escolher o bebê que vai receber o leite, porque não há quantidade suficiente para todos”, disse.

Ela explica que o leite humano é considerado mais que um alimento para o bebê, mas um tratamento que salva a vida dos prematuros. “O leite humano possui todos os nutrientes de que o bebê precisa e é fundamental para os prematuros”, afirmou.

As doações podem ser feitas por mamães que estão saudáveis e que produzam leite superior à necessidade do seu bebê. O Banco de Leite coleta sempre o excedente. Todo o leite captado passa por um rigoroso processo de pasteurização e controle de qualidade. Depois, é encaminhado às UTIs neonatais do nosso município.

Para doar, basta ligar nos telefones 18-3636-1170, 3636-1175 ou 18 99718-1654 que uma colaboradora irá fazer o cadastro por telefone (medidas de segurança contra a Covid-19) e irá agendar um horário para levar o kit de coleta de leite no domicílio (frascos esterilizados, gorro, máscara, gaze e extrator de leite elétrico).

A doadora recebe todas as orientações para realizar a coleta e o armazenamento do leite em sua casa. Uma vez por semana a equipe vai até a residência para pegar os frascos de leite coletado e deixar novos frascos.

O banco de leite possui um canal aberto com as doadoras através da comunicação via telefone e WhatsApp. A doadora não precisa sair de casa em nenhum momento para fazer a doação de leite.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
32