Oi, o que você está procurando?

Arte

Araçatuba terá 1º Festival de Contadores de Histórias

Com programação 100% on-line, evento, ocorre entre os dias 15 e 19 de fevereiro e traz ao público palestras de caráter formativo e apresentação musical

Tânia Katuapó, idealizadora e realizadora do Festival, em momento de apresentação artística no Sesc Birigui. - Foto: Fernanda Russo

Uma viagem pelo universo das histórias e também pela ancestralidade. Esse é o convite que o 1º Festival de Contadores de Histórias em Araçatuba/SP faz para os araçatubenses e demais interessados no tema.

O evento, que será realizado entre os dias 15 e 19 de fevereiro, traz em sua programação o forte potencial das artes integradas, como palestras de caráter formativo, apresentação musical, além das próprias narrativas de histórias, em uma programação que valoriza desde os temas nacionais, sua história e cultura até temas voltados a outras tradições viventes neste globo. Toda a programação será transmitida on-line.

Devido à pandemia de Covid-19, as apresentações do Festival serão em formato audiovisual e transmitidas on-line, ampliando as possibilidades de intercâmbio artístico e fruição dos bens culturais envolvidos nesta proposta.

Artistas e profissionais de referência na área compõem a programação: são arte-educadores, músicos, escritores, poetas, pesquisadores e demais contadores de histórias brasileiros. “

São fomentadores de um conteúdo reflexivo, ancestral, que incentivam e orientam novos fazedores dentro da perspectiva da contação de histórias”, comenta Tânia Katuapó Antunes, contadora de histórias e arte-educadora, umas das principais referências no assunto aqui na região e com mais de 25 anos de carreira, boa parte dela realizada no município de Araçatuba mas também em outros locais do país.

O 1º Festival de Contadores de Histórias em Araçatuba/SP foi idealizado e concebido pela Katuapó, produção da Aruê! Arte, Cultura e Holismo. O projeto é apoiado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc nº 14.017, de 29/06/2020, que foi sancionada pelo Governo Federal e gerida pela Prefeitura Municipal de Araçatuba através da Secretaria Municipal da Cultura.

Programação

Dentre as atrações oferecidas pelo Festival estão: “A arte de ensinar com histórias e canções”, com Bia Bedran (RJ); “Histórias de cultura amazônica”, com Francisco Gregório Filho (RJ); “A contação de histórias nos centro urbanos”, com Rosita Flores (SP); “Contação de histórias e formação de leitores”, com Renê Rodrigues (CE); “Ancestralidade e Contação de histórias”, com Claudete Terezinha da Mata (SC); “Produção cultural para contadores de histórias”, com Alfredo Mourão (PR); “Kamishibai e oralidade na cultura japonesa”, com Flávia Wolffowitz (SP); “Tradição oral e cultura afro”, com Tinga das Gerais (MG); “O Ser Brincante”, com Ciro Ferreira (MS); e o show musical “Assovio”, com Rofolfo Minari (AC).

Cronograma de atividades

15/02
16h – Bia Bedran (RJ) – A arte de ensinar com histórias e canções @bedranbia
18h – Renê Rodrigues (CE) – Contação de histórias e formação de leitores @rene_artes
19h30 – Rosita Flores (SP) – A contação de histórias nos centro urbanos @rosita_floreshistórias

16/02
17h – Alfredo Mourão (PR) – Produção cultural para contadores de histórias @alfmourao2020

17/02
19h – Francisco Gregório (RJ) – Histórias de cultura amazônica @chico.greg
20h30 – Claudete Terezinha da Mata (SC) – Contação de histórias e ancestralidade @claudeteterezinhadamata

18/02
19h – Mestre Tinga das Gerais (MG) – Tradição oral e cultura afro @tingadasgerais
20h30 – Flávia Wolffowitz (SP) – Kamishibai e oralidade na cultura japonesa @kamishibai_obasan

19/02
18h Ciro Ferreira (MS) – O Ser Brincante
20h Rofolfo Minari (AC) – Show: Assovio @3serpentes

Serviço:

Araçatuba terá 1º Festival de Contação de Histórias
Quando: de 15 a 19 de fevereiro
Evento on-line: https://fb.me/e/1bgtwA0TH
Mais informações: [email protected]

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
ANUNCIANTE
25