Oi, o que você está procurando?

EUA

Trump termina mandato com 34% de aprovação, menor taxa de sua presidência

Esse é o menor patamar de aprovação desde que o republicano assumiu a Casa Branca, em janeiro de 2017

Donald Trump deixará a Presidência dos Estados Unidos com 34% de aprovação. É o que mostra uma pesquisa da Gallup divulgada nessa 2ª feira (18.jan.2021). Esse é o menor patamar de aprovação desde que o republicano assumiu a Casa Branca, em janeiro de 2017.

A média geral de aprovação de Trump ao longo de seu mandato é de 41%, valor mais baixo do que o de todos os seus antecessores desde 1938, quando a Gallup começou a série histórica.

Trump deixa o cargo nesta 4ª feira (20.jan), dia da posse de Joe Biden. O final de seu mandato foi marcado pela recusa em aceitar o resultado da eleição e pela invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro.

O republicano é alvo de um pedido de impeachment –o 2º de seu mandato. O processo foi aberto pela Câmara dos Deputados e aguarda votação no Senado. Trump é acusado de ter incitado os manifestantes a invadirem a sede do Congresso norte-americano.

A pesquisa da Gallup foi feita de 4 a 15 de janeiro. Ou seja, abrangeu o período posterior ao ataque ao Capitólio. Os números mostram que o índice de aprovação do republicano caiu 12 pontos percentuais desde a eleição de 3 de novembro.

“A queda total de 12 pontos na aprovação de Trump depois da eleição é especialmente notável porque a maioria dos presidentes que estão saindo –incluindo 2 que foram derrotados para um 2º mandato– tiveram aumentos nos índices de aprovação entre o momento da eleição e a posse [do próximo presidente]”, lê-se no site da Gallup.

A aprovação final de Trump é igual à dos ex-presidentes George W. Bush (2001-2009) e Jimmy Carter (1977-1981). Barack Obama deixou a Presidência em 2017 com aprovação de 59%.

O ponto alto da aprovação de Trump foi no início de 2020, durante o período entre a rejeição do 1º pedido de impechment pelo Senado e os estágios iniciais da pandemia de covid-19. O republicano atingiu 49% de aprovação.

O apoio caiu para menos de 40% em duas pesquisas de junho do ano passado. Na época, os Estados Unidos enfrentavam os protestos pela morte de George Floyd. A população ainda estava descontente pela maneira como Trump estava lidando com a pandemia. No período eleitoral, Trump se recuperou e chegou a 46% de aprovação.

Trump é o único presidente a não registrar índice de aprovação igual ou superior a 50% em qualquer momento de sua presidência.

O republicano está deixando o cargo com uma média de 41% de aprovação durante seus 4 anos no cargo. Harry Truman, Jimmy Carter, Richard Nixon, Gerald Ford, George W. Bush e Barack Obama também tiveram média inferior a 50%, mas ainda maior que a de Trump.

A Gallup realizou entrevistas por telefone de 4 a 15 de janeiro de 2021, com uma amostra aleatória de 1.023 adultos, com 18 anos ou mais, de todos os 50 Estados dos EUA e do Distrito de Columbia. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
ANUNCIANTE
26