Oi, o que você está procurando?

Enfrentamento ao coronavírus

Prefeito decide na segunda se Birigui irá para a fase vermelha do Plano SP

Município recebeu orientação do Estado para determinar retrição total de atividades não essenciais para aliviar pressão sobre hospitais

Maffeis irá definir nesta segunda se município irá regredir de fase por causa da ocupação acima de 80% nos leitos de UTI

O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis (PSL), irá decidir na próxima segunda-feira (18) se o município irá para a fase vermelha do Plano São Paulo, após recomendação do governo do Estado, devido ao índice de 83,6% de ocupação de pacientes graves com coronavírus nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) dos hospitais da cidade.

Com a nova reclassificação, realizada nessa sexta-feira (15), Birigui está na fase laranja, mas o Estado de São Paulo colocou o município em alerta, assim como outras 42 cidades paulistas, por estarem com ocupação acima de 80% dos leitos de UTI. A orientação é que estas Prefeituras determinem restrição total de atividades não essenciais para aliviar a pressão sobre hospitais públicos e particulares.

A Santa Casa de Birigui já esteve com 100% da ocupação de leitos de UTI, precisando enviar pacientes para o Hospital de Campanha de Penápolis. Birigui registrou, nesta sexta-feira (15), mais cinco mortes por Covid-19. As vítimas são dois homens e três mulheres, com idades entre 60 e 95 anos. O município acumula 5.455 casos positivos da doença, dos quais 4.861 estão curados, e 140 óbitos. Não há dados atualizados sobre internados.

Ilha Solteira

Na região, Ilha Solteira também foi alertada sobre o alto índice de pacientes graves com coronavírus. Lá, o prefeito Otávio Augusto Giantomassi Gomes (PSDB) já anunciou que o município irá regredir para a fase vermelha do Plano São Paulo, a partir de segunda-feira (18), quando será publicado o decreto com as novas regras. Em Ilha, o índice de ocupação é de 85,7% nos leitos de UTI.

A preocupação, segundo a Prefeitura, é que haja um colapso no sistema de saúde do município, que recebe pacientes de outras cidades. Dos dez leitos de UTI do Hospital Regional de Ilha Solteira, oito estão ocupados, sendo que apenas dois pacientes são do município, que tem 774 casos positivos de Covid-19, dos quais 706 estão curados, e 22 óbitos.

Na faixa vermelha do Plano São Paulo, só podem os serviços essenciais, como farmácias, postos de combustíveis, supermercados, padarias, lavanderias, hotéis e meios de transporte coletivo.

Outros municípios

Outros 41 municípios paulista também estão em alerta pela ocupação acima de 80% nos leitos de UTI: Amparo, Apiaí, Areias, Artur Nogueira, Avaré, Bauru, Caçapava, Carapicuíba, Cruzeiro, Embu das Artes, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Itatiba, Jacareí, Mairiporã, Marília, Matão, Mogi das Cruzes, Novo Horizonte, Ourinhos, Paulínia, Pederneiras, Porto Feliz, Presidente Prudente, Promissão, Santa Cruz do Rio Pardo, São Manuel, Serrana, Socorro, Sorocaba, Tatuí, Taubaté, Tupã, Valinhos e Votuporanga.

 

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
ANUNCIANTE
24