Oi, o que você está procurando?

Alerta

Pessoas que tiveram Covid-19 também devem ser vacinadas

Pacientes que testaram positivo para a doença também devem participar da vacinação

A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária é que, mesmo pessoas que já testaram positivo para a Covid-19, todos os brasileiros sejam vacinados. A avaliação é do gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes.

Segundo ele, a indicação é que os imunizantes sejam aplicados em pessoas com mais de 18 anos. “A nossa recomendação foi para que fossem incluídas pessoas que já tiverem sido expostas ao vírus. Não temos como calcular um valor de eficácia claro para esses casos, mas a vacina vai poder ser dada para essa população. Se a gente perceber que a eficácia é baixa, vamos ter que retirar a indicação e deixar para vacinar pessoas que têm eficácia boa.”

De acordo com Gustavo Mendes, a decisão de possivelmente priorizar o uso de uma vacina contra a Covid-19 para perfis específicos da população não cabe à agência reguladora, mas aos “olhares amplos” dos gestores públicos para avaliar fatores como o custo para aquisição das doses e questões de logística.

“A Anvisa não faz esse juízo de valor. A gente coloca a porcentagem de eficácia, quem são as populações que têm mais benefícios, o perfil mais seguro. A bula é o documento final e a nossa expectativa é que, olhando esses dados de bula, os gestores públicos façam a decisão. A gente não vai dizer. Se for aprovada é porque está apta para ser usada e a decisão envolve várias questões”, disse ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!