A vacinação contra a Covid-19 em Birigui, que tem data prevista para começar no próximo dia 25, terá 12 pontos de vacinação e drive-thrus. A informação é da secretária municipal de Saúde, Adriana Sangaletti Duarte, que apresentou o plano de imunização municipal em live, no início da noite desta sexta-feira (15), junto com o prefeito Leandro Maffeis (PSL).
Segundo ela, a Vigilância Sanitária está preparando a estrutura para vacinar a população o quanto antes, inclusive com o funcionamento dos postos de imunização em horário estendido.
A vacinação foi dividida em cinco etapas. A primeira, com início em 25 de janeiro, contempla trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas; a segunda, a partir do dia 8 de fevereiro, atenderá pessoas com 75 anos ou mais; a terceira, pessoas de 70 a 74 anos, com início em 15 de fevereiro; a quarta, a partir de 22 de fevereiro, irá imunizar as pessoas de 65 a 69 anos; e a quinta, com previsão de início em primeiro de março, tem como público-alvo, os idosos de 60 a 64 anos de idade.
Na primeira etapa, que atende os trabalhadores de saúde, a Santa Casa e o Hospital Unimed receberão a quantidade de doses suficientes para imunizar seus funcionários. Os que trabalham nas UBSs serão vacinados pela equipe de controle de endemias e pelos profissionais do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), assim como os funcionários dos abrigos Vò Tereza e Recanto do Vovô.
Os profissionais de saúde da rede privada receberão a vacina nas UBSs e deverão levar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), o CPF e um comprovante de residência. O mesmo vale para os idosos, que deverão portar estes documentos no momento da imunização.
Para as etapas de dois a cinco, que contemplam os idosos, a vacinação será nas Unidades Básicas de Saúde e em drive-thrus que serão disponibilizados. A secretária não informou o número nem os locais onde eles irão funcionar, mas afirmou que haverá pontos com funcionamento das 18h às 22h. “Vai haver pontos com horários estendidos, mas vamos identificar a demanda de cada local”, disse.
A titular da pasta da saúde de Birigui também afirmou que Birigui recebeu remessa de seringas e tem em quantidade suficiente para garantir a vacinação de todos os públicos-alvos.
O cronograma do plano municipal de imunização contra a Covid-19 para a aplicação da segunda dose não foi divulgado, mas segundo a secretária, deverá ser iniciada 21 dias após o recebimento da primeira dose.
Etapas da Campanha de Vacinação contra a Covi-19
25/01 – Primeira etapa – trabalhadores da saúde. indígenas e quilombolas
08/02 – Segunda etapa – Pessoas com 75 anos ou mais
15/02 – Terceira etapa – Pessoas de 70 a 74 anos
22/02 – Quarta etapa – Pessoas de 65 a 69 anos
1º/03 – Quinta etapa – Pessoas de 60 a 64 anos