Oi, o que você está procurando?

MINAS GERAIS

Belo Horizonte registra mesociclone; veja vídeo e entenda o fenômeno

Há expectativa de temperaturas que cheguem aos 31º C em Belo Horizonte e região metropolitana nesta quarta

Foto: Foto 1: Ludmila Filizola/divulgação Foto 2: Leonardo Paiva/divulgação

Belo Horizonte registrou, na tarde dessa terça-feira (5), um fenômeno pouco comum na capital: a formação de um mesociclone, caracterizado pela rotação de várias nuvens acumuladas. O fenômeno ocorre em função de um forte aquecimento de temperatura, registrado ao longo da terça na capital, somada à elevação de umidade atmosférica.

Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia, o fenômeno é comum durante o verão. “Ocorrem as formações de nuvens do tipo cumulonimbus. Quando várias nuvens dessas se aglomeram, pode ocasionar o movimento de rotação que vimos ontem”, afirma.

De acordo com ela, a formação de mesociclones pode provocar chuvas severas acompanhadas de ventos fortes e até de granizo. “A nuvem abrange uma área extensa, mas não chega a cobrir toda a cidade”, diz a especialista.

No caso dessa terça, o fenômeno ocorreu sobre as regiões Norte e Pampulha de Belo Horizonte. “Quando ocorre um mesociclone em uma região, ele dissipa-se no mesmo local. E tem duração de até duas horas”, comenta a especialista.

Apesar de altas temperaturas previstas para esta quarta (6), não é possível afirmar que o fenômeno vá se repetir.

Previsão o tempo

Há expectativa de temperaturas que cheguem aos 31º C em Belo Horizonte e região metropolitana nesta quarta. Com a elevação nos termômetros, há possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde até o começo da madrugada com chances de ventos fortes e granizo.

A chuva também é prevista para outras regiões do Estado, como Sul, Rio Doce e Oeste. Vale do Jequitinhonha e Campo das Vertentes deve registrar, apenas, céu nublado.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
ANUNCIANTE
36