Belo Horizonte registrou, na tarde dessa terça-feira (5), um fenômeno pouco comum na capital: a formação de um mesociclone, caracterizado pela rotação de várias nuvens acumuladas. O fenômeno ocorre em função de um forte aquecimento de temperatura, registrado ao longo da terça na capital, somada à elevação de umidade atmosférica.
Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia, o fenômeno é comum durante o verão. “Ocorrem as formações de nuvens do tipo cumulonimbus. Quando várias nuvens dessas se aglomeram, pode ocasionar o movimento de rotação que vimos ontem”, afirma.
De acordo com ela, a formação de mesociclones pode provocar chuvas severas acompanhadas de ventos fortes e até de granizo. “A nuvem abrange uma área extensa, mas não chega a cobrir toda a cidade”, diz a especialista.
No caso dessa terça, o fenômeno ocorreu sobre as regiões Norte e Pampulha de Belo Horizonte. “Quando ocorre um mesociclone em uma região, ele dissipa-se no mesmo local. E tem duração de até duas horas”, comenta a especialista.
Apesar de altas temperaturas previstas para esta quarta (6), não é possível afirmar que o fenômeno vá se repetir.
Previsão o tempo
Há expectativa de temperaturas que cheguem aos 31º C em Belo Horizonte e região metropolitana nesta quarta. Com a elevação nos termômetros, há possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde até o começo da madrugada com chances de ventos fortes e granizo.
A chuva também é prevista para outras regiões do Estado, como Sul, Rio Doce e Oeste. Vale do Jequitinhonha e Campo das Vertentes deve registrar, apenas, céu nublado.