Oi, o que você está procurando?

HOMENAGEM

Professor de Medicina do UniSALESIANO comemora 40 anos de formação médica

Dr. José Marques Filho é especialista em reumatologia e tem o pedal como uma das paixões

Aos 66 anos, o médico afirma ter realizado os seus sonhos, mas que ainda tem muito por fazer em sua vida pessoal e profissional - Foto: Divulgação
O reumatologista e docente do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. José Marques Filho, completa 40 anos de formação em 2020. Aos 66 anos, o médico afirma ter realizado os seus sonhos, mas que ainda tem muito por fazer em sua vida pessoal e profissional.

“Desejo ter saúde para pedalar pelo mundo e ensinar Medicina para meninos e meninas vocacionados”, disse o médico, que ministra a disciplina Habilidades de Comunicação I e II e coordena as Tutorias do 1º Termo do Curso de Medicina do UniSALESIANO.

São várias as paixões de Marques Filho: a sua esposa, a psicóloga Vera Marques, seus filhos Lucas, Gabriel e Victor, seu trabalho no consultório médico e no UniSALESIANO; e suas pedaladas por dezenas de países ao lado de Vera.

História

Marques Filho disse que se sustentou por muitos anos como ajudante de feirante, trabalhando dos 12 as 22 anos, todos os dias da semana. “Inclusive, nos três primeiros anos da faculdade foi assim, trabalhando duro”, lembrou.

Depois de estudar em escolas públicas de São Paulo (SP), cidade onde nasceu, Marques Filho conseguiu entrar na Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, uma das melhores do País. “Meus pais eram semianalfabetos, moradores da Freguesia do Ó, em São Paulo. Não havia nenhum médico na minha família e minha perspectiva era ‘matar um leão’ por dia para tentar a carreira médica”, comentou.

E ele conseguiu. Recebeu o diploma médico em 1980; cursou três anos de Residência Médica na área de Reumatologia, no Hospital do Servidor Público de São Paulo, tornando-se especialista em doenças reumáticas.

“Fugi da cidade grande, já casado e com um filho com menos de um ano de idade. Rumei para Araçatuba para buscar melhor qualidade de vida e mercado de trabalho”, lembrou, ao ressaltar que, além dele, só havia mais quatro reumatologistas no interior de São Paulo. “Mais dois filhos nasceram em Araçatuba, completando uma família abençoada que, com a fundamental ajuda de minha esposa Vera, me deram todo apoio para o crescimento na profissão.”

O reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, parabenizou o Dr. José Marques Filho pelos 40 anos de profissão. “Parabéns, Dr. José Marques! Continue a pedalar e a ensinar, pois tem ainda muito para transmitir. Que Deus continue a abençoar o senhor e a sua família”. Pe. Luigi, Reitor.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
28