Oi, o que você está procurando?

Missas públicas de Natal estão mantidas em toda a Diocese; confira os horários

Serão mantidos os protocolos sanitários em razão da pandemia da Covid-19, com aferição de temperatura, uso de máscara, distanciamento e álcool em gel

O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy decidiu manter as missas públicas em toda a Diocese - Foto: Divulgação

O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy, após reunião com a Cúria Diocesana, decidiu na tarde dessa quarta-feira (23) manter as missas públicas em toda a Diocese neste final de ano com todos os cumprimentos sanitários em razão da pandemia da Covid-19.

Assim sendo, as celebrações do Natal do Senhor, bem como a solenidade da Sagrada Família (26 e 27/12) , de Maria, Mãe de Deus (1 e 1º/01) e da Epifania do Senhor (2 e 3/01) poderão ter a presença dos fiéis nas comunidades das 33 paróquias do território diocesano.

Na terça-feira (22), o governo estadual de São Paulo decretou que todo o Estado estará na fase vermelha do Plano SP (considerada a mais crítica e que prevê o não funcionamento de serviços e atividades não essenciais) entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1º e 3 de janeiro.

O bispo diocesano orienta a todas as comunidades paroquiais que continuem com todos os cuidados protocolares de acesso às igrejas, como a obrigatoriedade de uso de máscara, uso de álcool em gel, aferição de temperatura, distanciamento de lugares, capacidades reduzidas de assentos, etc.

As missas públicas foram retomadas em setembro deste ano. Os cuidados em relação aos fiéis do grupo de riscos, especialmente idosos, pessoas com comorbidades crônicas ou com sintomas são os mesmos: que optem por acompanharem as celebrações de casa. As paróquias irão transmitir a maioria das missas entre os dias 24 e 25 de dezembro.

Ações de preparação para o Natal

Em um ano descomunal por conta da pandemia da Covid-19, a Diocese de Araçatuba chega na celebração do Natal do Senhor com preparações e gestos concretos espalhados em todas as 33 paróquias de suas 17 cidades (os municípios de Brejo Alegre e Nova Independência contam com capelas).

O tempo do Advento foi marcado pelas novenas e ações pastorais especialmente em prol dos que mais necessitam, atendendo às motivações do bispo diocesano Dom Sergio Krzywy, que em suas diversas homilias e reflexões pediu uma atenção especial aos mais carentes, especialmente durante a pandemia.

Além dos preparativos para o Natal, as missas presenciais estão mantidas para a solenidade deste final de ano. Desde setembro, quando as celebrações com fiéis foram retomadas em toda a Diocese, as paróquias precisam estar em consonância com as normas sanitárias de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel e restrições preventivas de grupos de risco. Para as missas do Natal, as mesmas regras são mantidas.

A maioria das paróquias da Diocese transmitirão pelo menos um horário de missas do Natal do Senhor. A programação de transmissão ao vivo , bem como sua divulgação, fica a critério de cada comunidade para com seus fiéis.

Oração e ação

Em toda a Diocese, a preparação para o Natal do Senhor ocorreu, no âmbito espiritual, em maioria pela Novena de Natal. De forma mais restrita por conta da Covid-19, as famílias e as paróquias realizaram os nove dias de oração com números reduzidos em casa, nas comunidades e até mesmo on-line. Foi o que ocorreu na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Araçatuba.

Segundo o Vigário-Geral Diocesano e pároco local, padre Charles Borg, a Novena de Natal foi transmitida pelas redes sociais e plataformas de vídeo, com números reduzidos de fiéis participando junto com o sacerdote, ao vivo. Nas paróquias Nossa Senhora das Graças e São Sebastião, em Andradina, a Novena de Natal ocorreu na igreja, seguindo todas as normas sanitárias. Após os nove dias de oração, diversos gestos concretos foram realizados, dentre eles a arrecadação de alimentos junto às comunidades.

Na Paróquia do Senhor Bom Jesus da Lapa, os grupos, pastorais e movimentos se mobilizaram on-line. A cada dia um grupo de pessoas se organizava, conforme as orientações dos livrinhos da Novena, para condução das orações, que contaram com músicas e até desenhos das crianças.

A Novena on-line foi realizada pelo programa Google Meet. Conforme o padre José Carlos Guabiraba, pároco da Catedral Diocesana N.S. Aparecida, a Diocese prioriza o tempo todas as ações solidárias em suas paróquias, pastorais, grupos e movimentos. Todavia, o tempo do Natal, juntamente com a urgência da pandemia este ano, fomentou ainda mais o espírito de socorro aos que mais necessitam.

“Nossas paróquias realizaram a Novena de Natal, que é um momento muito forte dentro do tempo do Advento como preparação do Natal. Este ano, podemos dizer que os gestos concretos foram o tempo todo por causa da pandemia. Aqueles que mais necessitam nunca são esquecidos, mas especialmente no tempo do Natal a mensagem de solidariedade se faz muito presente em nosso povo. Muitas comunidades arrecadaram alimentos, remédios, vestuários, entre outros e socorreram estes irmãos, os quais precisaram ser ainda mais ajudados”, salienta Guabiraba.

Presépios

Pelo terceiro ano seguido a PasCom (Pastoral da Comunicação) Diocesana, juntamente com a Assessoria de Comunicação, promoveu o envio dos presépios das comunidades por meio da campanha #NatalDioceseAta . Os registros das imagens natalinas foram enviadas desde o final de novembro.

Foram publicadas fotos e vídeos em média de 60 comunidades paroquiais, englobando todas as 19 cidades da Diocese. As fotos e vídeos podem ser vistas tanto no Facebook quanto no Instagram da Diocese de Araçatuba.

Conforme o padre Charles Borg, o Natal do Senhor leva cada um a reforçar o reconhecimento de Jesus como a luz que consola e fortalece, especialmente nos tempos atuais de angústia e incertezas. “Nestes dias angustiantes da pandemia, muitos sentem falta de uma luz orientadora, de um consolo animador, de um gesto que preenche o vazio da solidão, de uma âncora que dá firmeza! De um amigo de verdade, em suma! Decide-se, então, espiar para fora! Para surpresa geral enxerga-se alguém que pacientemente aguarda.

Decide-se abrir a porta e Jesus entra, despretensioso, humilde como suave luz, mas com brilho suficiente para vencer toda sombra e afugentar toda treva. Suave luz a aquecer corações e iluminar rostos. Cai-se a ficha de tanto tempo perdido. Convence-se, nunca é tarde! Verdadeiramente, ele é o Emanuel, o Deus-conosco, que vence sempre pelo amor!”.

 

Região Pastoral de Araçatuba

              

       PARÓQUIA                                                                                        24/12                          25/12                  

 

Catedral Nossa Senhora Aparecida 18h – missa da Vigília

 

20h – Missa da Noite do Natal do Senhor (presidida por Dom Sergio Krzywy)

10h
Sant’Ana 20h Não tem
Capela Santa Rita de Cássia 20h Não tem
Senhor Bom Jesus da Lapa 20h 10h30

e

20h (esta será na capela Santa Luzia)

Imaculado Coração de Maria 19h30 10h
São Francisco e Santa Clara (Pinheiros) 20h (também na Comunidade Santo Expedito) 20h

9h (Sto Expedito)

Nossa Senhora de Fátima 19h e 21h 9h
Div. Espírito Santo 19h30 Não tem
São Paulo Apóstolo 20h 9h30
São Francisco de Assis 19h30 9h
Santo Antônio 20h30 8h30
São João Batista e São Judas Tadeu 19h30 18h
São Sebastião 20h 19h
Capela S.Domingos Sávio (Salesiano) 19h30 19h

 

 Região Pastoral de Andradina

                           

                        PARÓQUIA                               24/12            25/12           

 

São Sebastião (Andradina) 20h 19h
Nossa Senhora das Graças (Andradina) 20h 8h
Capela N.S do Bonfim (N.Independência)    
Nossa Senhora Aparecida (Guaraçaí) 19h 8h
São José (Castilho) 20h 19h

  

Região Pastoral de Guararapes

 

                                                                                  24/12            25/12

 

Imaculada Conceição (Guararapes) 20h 8h
São Pedro (Guararapes) 17h, 18h30 e 20h 9h
São Francisco (Rubiácea) 18h30  
Sagrado C. Jesus (Bento de Abreu) 19h30 Não tem 
N.S.Auxiliadora (Valparaíso) 19h30 19h30
Nossa Senhora Aparecida (Lavínia) 20h 8h
São João Batista (Mirandópolis) 19h30

 

Região Pastoral de Birigui

 

                                                                                                                24/12                     25/12

Imaculada Conceição (Birigui) 20h 19h30
São Brás (Birigui) 20h Não tem 
Santa Clara de Assis (Birigui) 20h Não tem 
São Benedito e São Cristóvão (Birigui) 18h e 20h Não tem 
Capela S.C de Jesus (Brejo Alegre) 20h Não tem 
Santo Antônio (Coroados) 19h30 10h
Nossa Senhora da Conceição (Bilac) 19h30- Capela da Natividade

 

21 h – Matriz

8h – Bairro Taquari
São Pedro Apóstolo (Gabriel Monteiro) 20h30 Não tem 
São José (Piacatu) 18h30 9h
Nossa Senhora das Graças (Santópolis)    

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
ANUNCIANTE
24