Oi, o que você está procurando?

Economia

Contas de luz ficarão mais baratas em janeiro de 2021, afirma Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica explicou que a previsão hidrológica para o próximo mês indica elevação no nível dos principais reservatórios das usinas h

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quarta-feira, 23, que acionará bandeira amarela no próximo mês. Dessa forma, os consumidores vão continuar pagando um custo adicional em suas contas de luz, mas o valor será inferior ao de dezembro, quando foi acionada bandeira vermelha.

Dessa forma, em janeiro a taxa extra será de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, contra os R$ 6,243 praticados atualmente.

A agência explicou que a previsão hidrológica para o primeiro mês de 2021 sinaliza elevação nos níveis dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que possibilita o aumento na produção de energia nas usinas hidrelétricas.

Em nota, a Aneel reforçou, no entanto, as ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia.

As bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 para sinalizar ao consumidor o custo da geração de energia elétrica no Brasil.

Na prática, as cores e modalidades – verde, amarela ou vermelha – indicam se haverá ou não cobrança extra nas contas de luz. Neste ano, o sistema voltou a vigorar em 1º de dezembro.

O mecanismo havia sido suspenso em maio por conta da pandemia do novo coronavírus, mas as condições atuais de geração não permitiram manter as contas sem cobrança adicional.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!