Oi, o que você está procurando?

ELEIÇÕES AMERICANAS

Recontagem de votos confirma vitória de Biden na Geórgia

Angela Weiss/AFP

A recontagem manual dos votos na Geórgia confirmou nesta quinta-feira (19) a vitória de Joe Biden no estado, disseram autoridades eleitorais. Com isso, o presidente eleito passa a ser o primeiro democrata a vencer nesse eleitorado desde 1992, ano em que Bill Clinton se elegeu.

Segundo números oficiais, Biden venceu Donald Trump no estado por 12.284 votos de vantagem: uma pequena redução de 496 votos em relação ao apurado inicialmente. O resultado será certificado oficialmente nesta sexta-feira (20).

Com a vitória de Biden na Geórgia, o placar no Colégio Eleitoral ficará com 306 votos para Joe Biden contra 232 de Donald Trump, segundo projeção da Associated Press.

O procedimento ocorreu porque a apuração dos votos na Geórgia terminou com uma vantagem de Biden equivalente a apenas 0,28 ponto percentual. Uma margem como essa dá direito ao derrotado, neste caso Trump, a pedir recontagem.

De acordo com o auditor Gabriel Sterling, a vantagem de Biden sobre Trump diminuiu levemente porque as autoridades incluíram um pacote com novas cédulas que não haviam sido contadas na primeira apuração.

A minúscula diferença em relação aos números divulgados anteriormente reforçam um padrão nas recontagens eleitorais americanas: na grande maioria das vezes, os resultados não mudam.

Como a diferença se manteve abaixo de 0,5 ponto percentual, Trump ainda terá a chance de pedir recontagem. Neste caso, porém, o procedimento ocorreria eletronicamente.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!