Oi, o que você está procurando?

gestão pública

Prefeito eleito de Andradina anuncia extinção de cargos e revisão de contratos

Durante entrevista coletiva, Mário Celso anunciou a extinção de 11 secretarias e 80 cargos comissionados; sobre os contratos, disse que serão revisados e poderão ser rompidos

O prefeito eleito de Andradina, Mário Celso Lopes (PSDB), afirmou, durante entrevista coletiva realizada nessa terça-feira (17), que “todos os contratos da prefeitura serão revistos. Se não estiverem sendo cumpridos serão revogados”. Ele também anunciou uma reforma administrativa que representará o fim de 11 secretarias municipais e a extinção de aproximadamente 80 cargos na assessoria da Prefeitura de Andradina.

Mário Celso revelou que já vem estudando os contratos mantidos pela prefeitura nos últimos 12 anos e alguns deles chamaram a atenção, como por exemplo o grande volume de recursos empreendidos em “sistemas” que controlam desde a emissão de notas fiscais no município até programas dentro das secretarias como a de educação.

“Esses sistemas são mantidos como uma espécie de ‘aluguel’, mas eu garanto que, com o dinheiro gasto com eles em apenas um ano, o município teria condições de desenvolver seus próprios sistemas e isso com grandes empresas do mundo no ramo da tecnologia da informação”, disse Mário.

Águas de Andradina

Mário Celso também determinou estudos jurídicos sobre o contrato da “Águas de Andradina”, e a possibilidade de romper com a empresa é real. Conforme ele, a empresa “não cumpre o contrato” o que está originando uma enxurrada de reclamações, principalmente quanto ao preço praticado.

“A conta mais alta da Águas de Andradina é a da própria Prefeitura que paga R$ 900 mil por ano a empresa”, exemplificou Mário. Mário acredita que é possível a Prefeitura mesma tomar conta do sistema através de autarquia, como a exemplo de São José do Rio Preto.

Reforma administrativa

Sobre a reforma administrativa, Mário Celso afirmou que as mudanças vão promover economias não só na folha de pagamento mas também nos custos operacionais, por exemplo como aluguel de prédios que hoje servem para instalar as secretarias. “Estamos promovendo um estudo profundo nas contas da prefeitura já há algum tempo e descobrimos gastos astronômicos com alugueis de prédios e isso vai mudar, e rápido”, disse.

Atualmente, a prefeitura tem mais de 200 cargos de confiança para preenchimento sem concurso. Se contadas outras modalidades de contratação praticadas hoje pela atual administração, esse número chega perto de 300, segundo a assessoria de imprensa do prefeito eleito.

Mesmo com o número aproximado de extinções de cargo, Mário Celso afirmou que outas reformas podem acontecer para diminuir ainda mais o número de comissionados.

O futuro prefeito disse que irá investir na qualificação dos funcionários de carreira para assumir novas posições dentro da administração pública. “Espero encontrar os servidores motivados a mudar a sua vida progredindo dentro da administração e também com um plano de carreira digno e que seja respeitado. Hoje a prefeitura de Andradina deve mais de R$ 140 milhões em dívidas trabalhistas e isso porque não respeita o servidor”, afirmou Mário Celso.

Outros anúncios

O prefeito fez outros anúncios importantes, como a construção de um novo prédio para a prefeitura, seguindo o conceito de funcionabilidade e transparência no serviço público.

O novo prédio poderá ser construído próximo à nova rodoviária, no extremo norte da cidade, no final do prolongamento da Avenida Guanabara. O prédio seguirá os moldes de “aquário” onde qualquer pessoa irá vislumbrar o trabalho dos servidores, algo parecido com o sistema do Poupatempo.

O atual Paço Municipal de Andradina pode ser transformado em um hospital especializado no tratamento da mulher, uma meta da campanha para prefeito de que ele participou há 20 anos.

Durante a entrevista coletiva, Mário Celso garantiu que terminará o seu mandato e afirmou que planeja seguir mais além: “Sou novo ainda, estou com 65 anos e tenho muitos planos”, disse ele.

 

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!