Oi, o que você está procurando?

POLÍTICA

Mourão diz que posição do Brasil deve ser neutra nas eleições dos EUA

Vice-presidente afirmou que, assim como outros países não devem interferir em assuntos internos, o Brasil também não deve se posicionar

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse que o Brasil tem de ficar neutro em relação às eleições nos Estados Unidos e afirmou não defender posição quanto à judicialização prometida por Donald Trump caso ele perca o pleito. As declarações foram dadas na chegada ao prédio da Vice-Presidência nesta terça-feira (3/11).

“Nós não temos nada a ver com as questões internas americanas. Isso está escrito aí, é princípio constitucional nosso. A gente não admite ingerência nos nossos assuntos internos e também não fazemos nos assuntos internos dos outros”, opinou.

Mourão evitou especular sobre as relações Brasil-Estados Unidos a depender de quem vença as eleições. “O relacionamento do Brasil com os Estados Unidos é um relacionamento de estado para estado, independentemente do governo que tiver lá. É óbvio que cada governo tem suas prioridades, tem suas características. Então, pode ter algumas mudanças pontuais, mas, no conjunto da obra, nós vamos continuar com as mesmas ligações.”

O vice-presidente, entretanto, avaliou o cenário com Joe Biden na presidência dos EUA e afirmou que ele pode ter uma “ação mais incisiva” no que diz respeito ao meio ambiente. “Mas vamos lembrar que os Estados Unidos é [um] dos países que mais emite gás carbônico aí no mundo. Então, eles primeiro têm que resolver os problemas deles para depois virem para os nossos.”

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!