Oi, o que você está procurando?

LEVANTAMENTO

Crivella tem a menor votação da história do 2º turno no Rio de Janeiro

Ele é o 1º prefeito do Rio que não conseguiu se reeleger desde 2000

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Marcelo Crivella (Republicanos), atual prefeito do Rio de Janeiro, teve a menor votação na história da cidade em 2º turno. Ele é o 1º prefeito do Rio que não conseguiu se reeleger desde 2000. Na votação desse domingo (29.nov.2020), Crivella perdeu para Eduardo Paes (DEM).

Paes teve maior número de votos em todas as zonas eleitorais da cidade. Obteve 64% dos votos válidos, contra 35% de Crivella.

Até então, o pior desempenho de candidato a prefeito do Rio de Janeiro havia sido de Sérgio Cabral, em 1996. Ele perdeu para Luiz Paulo Fernandez Conde, que recebeu 62% dos votos válidos contra 37% de Cabral.

A abstenção no Rio de Janeiro ficou em cerca de 35%. Isso significa que mais de 1,7 milhão de pessoas não compareceu às urnas.

A última pesquisa de popularidade do Ibope, divulgada 5 dias antes das eleições, apontou que 72% dos cariocas desaprovam a gestão de Crivella.

Durante todo o 2º turno, institutos de pesquisa apontavam a derrota do atual prefeito. Levantamento feito pelo Datafolha e divulgado no sábado (28.nov) mostrava que Paes tinha 70% dos votos válidos. Crivella, 30%.

Ao longo da campanha, Crivella atacou o adversário em propagandas eleitorais e debates televisivos. Há poucos dias, o atual prefeito e a candidata a vice, Andréa Firmo (Republicanos), foram denunciados pela Procuradoria Regional Eleitoral por difamação eleitoral e propaganda falsa em campanha.

A denúncia teve como base declarações falsas feitas pelo atual prefeito. Ele disse que, caso eleito, Eduardo Paes e o Psol formariam uma aliança para promover “pedofilia” nas escolas municipais.

A campanha de Crivella também entregou à população panfletos que diziam que Paes teria se aliado ao deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) para a distribuição de “kit gay” nas instituições de ensino.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
ANUNCIANTE
32