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DICA PARA EMPREENDEDORES

Como o Whatsapp pode ajudar o seu negócio

Aplicativo oferece diversas funcionalidades interessantes para quem deseja utilizá-los em seus negócios

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros e isso traz vantagens para todos os usuários, sejam eles pessoas físicas ou empresas. Atualmente o app de mensagem instantânea oferece diversas funcionalidades interessantes para quem deseja utilizá-lo em seus negócios.

WhatsApp Business para o seu negócio

Uma das ramificações do WhatsApp é o app do WhatsApp Business. Ele oferece todas as funcionalidades do app tradicional e algumas ferramentas extras que ajudam as empresas na gestão do seu negócio.

Dentre essas ferramentas podemos destacar funcionalidades para atendimento, gestão de equipe e de leads, criação de catálogos e muito mais. Com todos esses benefícios somados à popularidade do app, o WhatsApp pode fazer muita diferença na produtividade do seu negócio.

Ao baixar o WhatsApp Business você pode criar o seu perfil comercial com os dados do seu negócio. Se você tinha anteriormente o app tradicional e deseja utilizar o mesmo número, basta fazer o cadastro normalmente que o seu perfil vai ser transferido de um app para o outro.

No entanto, no meio dessa transição pode ser que você perca as conversas gravadas, então se certifique de que fez backup para poder acessar o que for importante mais tarde.

Aproveitando o seu perfil comercial

Nas configurações do app WhatsApp Business você vai encontrar uma aba somente para criação do seu perfil comercial. Lá você vai poder preencher dados como nome da empresa, descrição, e-mail, ramo, horário de funcionamento, endereço físico, domínio do site, telefone e muito mais.

É importante que o seu perfil esteja bem preenchido com todas as informações que o cliente possa precisar. Não se esqueça também de colocar uma foto profissional que represente o seu negócio.

Com essas informações, seus clientes podem saber muito da empresa sem precisar ficar perguntando os dados toda hora. Esse perfil pode ter utilidade funcional e ajuda na divulgação do seu negócio, uma vez que contatos são compartilhados no WhatsApp junto com seus perfis e informações fornecidas pela empresa.

Gestão de leads

O WhatsApp em sua versão Business também ajuda muito na gestão de leads, os potenciais clientes do seu negócio. Também nas configurações é possível criar etiquetas que facilitam o enquadramento de um contato em uma categoria qualquer escolhida pelo gestor.

Essa categorização dos contatos facilita para que a empresa tenha noção de qual fase cada lead está e ajude na estratégia para captação do cliente em cada uma dessas fases. Com uma simples ferramenta de etiquetas, é possível ter uma lista de conversas organizadas de acordo com suas prioridades ou assuntos.

As etiquetas podem ser feitas de acordo com o modelo de organização da empresa e para categorizar uma conversa, basta deslizar para o lado esquerdo, selecionar a opção “mais” e depois “etiquetar conversa”.

Canal direto com todos os clientes

Uma das grandes vantagens do WhatsApp é com certeza a facilidade em estabelecer um canal direto com os clientes. Como muitas pessoas hoje utilizam WhatsApp, é possível conversar de forma instantânea com os clientes e receber um feedback mais rápido, o que torna o trabalho ainda mais produtivo.

Tudo isso é muito importante para otimizar o atendimento e oferecer um serviço com mais qualidade e rapidez. Essa rapidez pode fazer a diferença, já que a cada vez mais as pessoas têm pressa para resolver seus problemas.

Portanto, esse canal direto pode ser muito mais efetivo do que uma conversa por telefone (que muitas vezes não é possível ser realizada) ou o envio de um e-mail que não é tão instantâneo e prático quanto a troca de mensagens por WhatsApp.

Esse canal direto também ajuda na criação de uma outra funcionalidade externa ao app que pode ser muito interessante para o seu negócio. Veja abaixo qual é.

Chatbot

O chatbot nada mais é do que um robô que responde as primeiras demandas de atendimento do cliente. Muitas perguntas feitas por clientes aparecem de forma frequente e possuem as mesmas respostas. Com isso, é possível criar respostas automáticas que são liberadas de acordo com cada palavra-chave.

Esse chatbot também pode oferecer funcionalidades como uma lista de opções que vai segmentar o atendimento de acordo com o cada problema. Isso facilita até mesmo para quando um atendente humano for ajudar na solução do mesmo, já que ele vai ter uma noção prévia do problema que precisa ser tratado.

Com isso, o chatbot pode ser muito produtivo, principalmente para negócios que resolvem muitos atendimentos pelo WhatsApp e possuem muitos clientes a serem atendidos. Em alguns casos, pode ser que o robô até mesmo resolva o problema sem que seja necessário chegar a um atendente.

Esses chatbot são desenvolvidos por empresas de tecnologia que oferecem a funcionalidade a ser vinculada com a conta do Whatsapp da empresa. O desenvolvedor do WhatsApp não tem relação direta com robôs, mas permite extensões que ajudam negócios a implementar um chatbot externo.

Respostas rápidas e mensagem de ausência 

Por ser um canal voltado para o atendimento, o WhatsApp pode funcionar como uma ponte para que o usuário acesse o domínio do seu site, por exemplo.

Se você divulga bastante um link, pode criar até mesmo uma resposta rápida com ele, acrescentando alguma mensagem e deixando o link mais atrativo. Essa funcionalidade das respostas rápidas não funciona como o chatbot, mas pode facilitar uma resposta adequada em um dia de muitos atendimentos.

Ao criar uma resposta rápida você faz uma mensagem bem elaborada e pode ter acesso a ela apenas digitando uma palavra-chave definida por você.

Um pouco diferente da resposta rápida, a mensagem de ausência só é liberada fora de horário de funcionamento que você definiu no perfil da empresa. Com ela é possível alertar seus clientes da ausência e dar instruções de como proceder em caso de urgência ou para atendimento prévio.

Listas de transmissão

As listas de transmissão são formas de encaminhar a mesma mensagem para centenas de pessoas ao mesmo tempo. Essa lista pode ser criada no WhatsApp e utilizada para que a empresa faça comunicados aos seus clientes.

Se utilizada da maneira correta, a lista de transmissão pode ser uma aliada na divulgação de um negócio. Por meio dela podem ser divulgadas promoções e ofertas que chamarão a atenção de mais pessoas em menos tempo.

No entanto, é preciso usar a lista com cautela, pois basta que o cliente exclua o seu número da agenda que não será possível mais receber mensagens da lista. Por isso, é preciso criar um conteúdo de qualidade que vai chamar a atenção de mais pessoas e fazer com que a sua lista tenha um alto poder de conversão.

Criação de catálogos de produtos

Uma das funcionalidades mais interessantes do WhatsApp Business é a possibilidade de criação de catálogos para que os clientes tenham acesso direto aos serviços oferecidos pela empresa.

Nesses catálogos é possível criar uma descrição para o produto, preços e até mesmo colocar um link para que seja efetuada a compra no seu site. Com isso, é importante que a empresa tenha o seu domínio próprio para divulgação dos seus produtos em plataforma própria.

A questão do registro do domínio é muito importante para transmitir mais credibilidade ao seu negócio sem que o cliente imagine que você esteja praticamente spam ou agindo de má fé.

Outras funcionalidades 

As ferramentas do WhatsApp e do seu modelo Business não param por aí. Cada uma dessas funcionalidades pode ter uma função específica de acordo com a gestão do seu negócio. Ainda é possível:

  • Fazer ligações de áudio e vídeo
  • Compartilhar fotos, áudios, vídeos e documentos
  • Compartilhar localização
  • Compartilhar contatos
  • Criar salas de videoconferência via Messeger
  • Criar grupos para colaboradores

Conclusão

Deu para perceber como este app gratuito pode ser rico de benefícios para o seu negócio? Qual dessas funcionalidades você utiliza? Quais mais gosta? Quais não conhecia e te chamaram mais atenção? Deixe sua resposta nos comentários e compartilhe este post com todos os usuários do WhatsApp que você conhece.

 

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