Oi, o que você está procurando?

ALERTA

Acidentes com escorpião aumentam 18,54% em Araçatuba

A explicação para o aumento de acidentes com escorpiões foi o aumento da temperatura em 2020 em comparação ao ano passado.

© Divulgação/Ministério da Saúde

A pouco mais de um mês para o ano terminar, Araçatuba registrou, em 2020, um aumento de 18,54% no número de acidentes com escorpião. De janeiro a dezembro de 2019, foram 1.057 acidentes com o aracnídeo, média diária de 2,89. Este ano, até esta quinta-feira (19), o município confirmou 1.253 ocorrências, média de 3,86 por dia.

A explicação para o aumento de acidentes com escorpiões foi o aumento da temperatura em 2020 em comparação ao ano passado, o que favorece a proliferação dos aracnídeos.

Associado a isso, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a pandemia de Covid-19 impediu que os agentes de combate a endemias exercessem suas funções plenamente, pois não era possível a entrada nas residências. “A melhor medida de combate, além da prevenção, é a busca ativa, o que não foi possível por causa da pandemia”, afirmou o órgão.

O trabalho dos agentes de combate a endemias consiste em procurar os escorpiões dentro das residências e nos arredores, visando capturar estes animais, prevenindo os acidentes. Com a pandemia, este trabalho foi suspenso, favorecendo a reprodução dos escorpiões, o que facilita os acidentes.

Os escorpiões passam o dia escondidos em lugares escuros, entre frestas, ou debaixo de pedras, folhas e troncos. São comuns em lugares com entulhos, que possuem madeiras e materiais de construção. Eles são mais ativos da noite, quando saem para se alimentar de insetos.

Orientação

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é a prevenção. A dica é não acumular materiais que possam ser abrigo para escorpiões, como entulhos e restos de construções, além de colocar telas nos ralos e tampas nos lavabos.

É recomendável, ainda, olhar os calçados e roupas antes de vestir, afastar a cama da parede e fazer sempre uma inspeção antes de se deitar. É preciso também orientar as crianças a não tocar caso encontre um animal deste.

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!