Oi, o que você está procurando?

TRÂNSITO

Sistema do Detran-SP não emite licenciamento e gera dor de cabeça a despachantes e donos de veículos

Sem o documento, que é de porte obrigatório, proprietários podem ter seus veículos apreendidos em caso de fiscalização - Foto: Divulgação

Despachantes de Araçatuba relatam problemas no sistema do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) que impedem a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), documento de porte obrigatório para fins de fiscalização, mesmo com todas as taxas já recolhidas. As dificuldades tiveram início há cerca de 15 dias, após a alteração no sistema do órgão. Desde então, há centenas de documentos nos escritórios de Araçatuba a serem entregues aos proprietários de veículos.

O principal transtorno, no entanto, é aos donos dos automóveis, que podem ter os seus carros apreendidos pela Polícia Militar caso sejam flagrados dirigindo com os documentos vencidos. O problema atinge, principalmente, os automóveis e motocicletas com placa final 7, cujo prazo para licenciamento venceu no dia 30 de setembro.

Conforme o despachante Percival Gomes, o problema acontece em todo o Estado de São Paulo, depois que a Secretaria de Estado da Fazenda alterou o sistema de autenticação bancária. “De lá pra cá, funcionou com muita deficiência”, relata, destacando que todos os despachantes estão com dificuldades. Só ele tem 96 documentos para entregar a clientes.

O também despachante Eugênio Pedro Bibiano Timóteo dos Santos, também enfrenta problemas para a emissão do licenciamento. “Quando a gente tenta emitir, sai o documento com a data do ano passado. O pior é que há risco de o carro ser apreendido, mesmo com todas as taxas recolhidas”, afirmou ele, que tem cinco documentos pagos que não foram emitidos ainda.

Antes, segundo ele, os despachantes davam entrada no documento de manhã e à tarde já estava tudo pronto. “Agora não conseguimos emitir o licenciamento porque o sistema não está atualizando”, contou.

Com a pandemia de Covid-19, o licenciamento passou a ser realizado de forma digital em todo o Brasil, a partir do dia oito de maio, atendendo à deliberação número 180/19 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Outro lado

O Detran-SP informou, por meio de nota, que o sistema foi atualizado para melhor atender o cidadão, e que a emissão de licenciamento será solucionada até o fim desta semana. “Vale lembrar que todos os licenciamentos feitos até o momento serão validados”, disse o órgão, por meio de sua assessoria de imprensa.

Durante a pandemia, mais de cinco milhões de veículos já foram licenciados no Estado, com mais de 40 mil na cidade de Araçatuba, segundo o Detran-SP.

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!