Oi, o que você está procurando?

dia das crianças

Em Araçatuba, policial militar reforma e doa 23 bicicletas a crianças e adolescentes

Sargento André Souza fez a doação das bicicletas neste sábado

Vinte crianças e três adolescentes de Araçatuba foram presenteados com uma bicicleta em comemoração ao Dia das Crianças, 12 de outubro. A ação solidária é do sargento da Polícia Militar André Souza, que arrecadou e reformou os veículos para presentear a garotada menos favorecida.

A entrega foi feita neste sábado (10), na Base Comunitária da Polícia Militar do São José. Mas a arrecadação das peças começou bem antes. Por meio das redes sociais, o sargento pediu doações de bicicletas que as pessoas não utilizavam mais.

Conseguiu um total de 25 e reformou as que não estavam em condição de uso, tudo com recursos próprios e a ajuda de amigos. A reforma mais cara custou R$ 118,00. Neste caso, precisou desmontar, colocar peças novas, pintar e pregar novos adesivos. Ao todo, as despesas somaram R$ 1,4 mil.

Em alguns casos, Souza desmontou duas bicicletas e transformou em uma. “Nós entregamos o mais próximo possível do novo e todas recebem cabo de freio novo, para a segurança das crianças”, conta o sargento, que compra as peças em São Paulo para baratear os custos.

Esta é a segunda vez que arrecada bicicletas, reforma e doa para a criançada. No ano passado, doou dez no Dia das Crianças e 12 no Natal. O envolvimento com ações sociais, no entanto, teve início em 2012, desde que se mudou para Araçatuba.

A escolha dos que ganharão as bicicletas leva em conta a sua condição social. Para isso, o sargento conta com o apoio da Base Comunitária da Polícia Militar do São José, que faz a triagem dos que realmente necessitam.

Neste sábado, foram doadas 23 das 25 bicicletas arrecadadas e reformadas. Três delas foram para adolescentes que vão iniciar atividades de menor aprendiz, que consistem no ingresso do mercado de trabalho e na realização de cursos de aprendizagem. Agora, eles terão um veículo para locomoção.

As duas que restaram estão na base do São José, que está pesquisando em seus projetos sociais duas meninas de sete ou oito anos para a doação dos veículos.

Emoção

Durante as doações, neste sábado, Souza contou que o momento mais emocionante foi quando um menino de cinco anos disse que estava muito feliz porque seus pais não tinham condições de comprar e que aquela era sua primeira bicicleta.

“Nós fizemos uma foto dele com a bicicleta e já chorei muito cada vez que olho para aquela imagem. É muito gratificante saber que o pouco que fazemos é muito para alguns”, afirmou.

 

O pequeno Cristian, cinco anos, ganhou a sua primeira bicicleta e observa o brinquedo com curiosidade 

Para o Natal, a meta é entregar pelo menos 30 bicicletas a crianças carentes este ano. Por isso, já começou a receber as doações, mesmo daquelas que não estejam em boas condições de uso.

“Nós vamos até o local buscar, reformamos e depois doamos às crianças”, descreveu Souza.

Além das doações de bicicletas, ele também recebe contribuição dos que desejam ajudar no conserto. Neste caso, ele deixa uma nota fiscal com o valor dos reparos de cada uma delas na bicicletaria. Quem quiser ajudar, é só ir até o local e pagar uma das notas.

Serviço

Para conhecer um pouco mais da ação social do sargento André Souza, é só localizá-lo no Facebook, cujo perfil está como André Souza, ou no Instagram @sargentoandresouza

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!