Oi, o que você está procurando?

SEU CORPO

Diabetes pode causar mau hálito

Pessoas que têm diabetes precisam tomar alguns cuidados especiais para manter a saúde em dia. O excesso de glicose no organismo influencia várias partes do corpo, inclusive a cavidade oral. Conheça alguns problemas bucais relacionados à doença.

1. Gengivite

Inflamações, irritações e sangramentos na gengiva são comuns entre diabéticos. Isso porque a quantidade elevada de glicose no sangue colabora para a proliferação de bactérias, deixando a boca mais suscetível a problemas como a gengivite.

2. Periodontite com evolução rápida

Inflamações gengivais que não são trat adas podem levar à periodontite. A doença, que afeta a gengiva e o osso maxilar, evolui de forma mais rápida em pessoas com diabetes.

3. Retração gengival e sensibilidade

Além de causarem desconforto, infecções sérias são capazes de retrair a gengiva. Isso faz com que as raízes dos dentes fiquem expostas e, consequentemente, deixa a boca mais sensível.

4. Cáries com progressão rápida

Quem tem diabetes precisa ficar atento ao aparecimento de cáries. Assim como no caso da gengivite, a evolução da doença é mais rápida que o normal, já que a quantidade alta de glicose no sangue influencia no aumento da proliferação de bactérias.

5. Hálito cetônico

Normalmente, pessoas diabéticas sofrem com hálito cetônico, espécie de mau hálito que persiste mesmo após a higienização completa da cavidade oral. Ele é caracterizado por um odor forte na boca, que lembra o cheiro de frutas velhas.

6. Importância da higienização

A evolução rápida das doenças bucais exige que os diabéticos redobrem a atenção em relação à saúde da boca. Além de escovar os dentes várias vezes ao dia, é preciso usar fio dental e enxaguante bucal para eliminar os resquícios de bactérias.

7. Saúde bucal e saúde geral

O bem-estar da boca influencia na saúde geral do corpo, que também é afetada pela diabetes. Por isso, o ideal é cuidar bem dos dentes – de preferência, com visitas periódicas ao dentista – para evitar e mitigar qualquer tipo de problema.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!