Oi, o que você está procurando?

desistência

Prefeita de Castilho anuncia fim da carreira política e atribui à perseguição

Prefeita se emocionou no final do pronunciamento

A prefeita de Castilho, Fátima Nascimento (DEM), anunciou oficialmente no início desta tarde a sua desistência de concorrer à reeleição. Ela fez um discurso falando de sua trajetória e atribuiu a desistência à perseguição, calúnias infundadas e inveja. Na semana passada a Prefeitura foi alvo de uma Operação da Polícia Civil. Em abril, ela demitiu a própria filha do cargo de Secretária da saúde após vazamento de uma conversa em grupo de whatsapp.

Com a desistência de Fátima Nascimento, que iria concorrer à reeleição tendo como vice Luizinho da Fazenda Três Barras (MDB), agora restam três chapas que anunciaram pré-candidatos para a disputa ao Executivo de Castilho.

São eles, Joni Marcos Buzachero (PSDB), vice Pastora Nair (PSDB), Paulo Duarte Boaventura (Republicanos), vice, Marcos Visual (Podemos) e Higor Bonifácio (PSD) e vice, Tião da Anhumas (PSD).

Anúncio oficial

Em seu anúncio oficial, Fátima disse que não vai ajudar nenhum candidato e apenas participar como uma eleitora comum, e pediu para que os munícipes votem conscientes, para ver quem são os candidatos que realmente querem trabalhar pela cidade de Castilho, e não estão apenas na disputa pelo poder em torno do ego.

Ela abriu o discurso lembrando que sempre acompanhou a trajetória do falecido marido, que foi vereador e prefeito da cidade. Para tentar dar continuidade ao legado deixado por ele, entrou na disputa eleitoral em 2004, 2008 e 2012, sempre com apoio das filhas, filhos e amigos, mas não conseguiu vencer.

Em 2016 voltou a concorrer novamente com o apoio de um grupo que, segundo ela, dizia que seria a esperança para mudar a cidade. “Minhas filhas voltaram para me ajudar e ganhamos para dar o que temos de melhor, principalmente amor e gratidão”, disse a prefeita, que em sua quarta disputa eleitoral conseguiu sair vencedora.

Fátima conta que após assumir a prefeitura, ao longo destes quase quatro anos, só ela, a família e os amigos próximos sabem o que passou. “Eu sofri , o que tive de sofrimento e perseguição mesmo sempre pensando no povo e dando o melhor de mim”.

“Aqueles que sempre estiveram comigo, uma hora me abandonaram. E vieram me criticar junto aos que tem ganância pelo poder, algo que não tenho. Sei que não sou, eu apenas estou prefeita de Castilho, com apoio dos meus amigos e minha família”, desabafou.

Ela ainda completou, “vocês não fazem ideia do que eu passei nesses quatro anos, ouvindo calúnias infundadas, sendo perseguida. Cada dia uma denúncia, das pessoas que não tem amor, não tem coração e não estão nem aí para a população. Sempre quieta, sem me defender. O que tem é inveja, porque consegui fazer o que muitos nunca fizeram por essa cidade”.

Fátima disse que foi vítima de injustiça, principalmente de pessoas que beberam água de sua casa e comeram em sua mesa. “Eu disse aos amigos e filhos que vou parar por aqui. Não vou ajudar ninguém. Vou ser uma cidadã como todos, nunca deixando de amar e valorizar a todos que estiveram comigo. E vocês analisem e vejam muito bem em que irão votar para me substituir. Se a pessoa que vai entrar será por ganância, ego ou para administrar uma cidade e trazer o que mais se almeja, emprego, qualidade de vida…”

A prefeita disse que não dá para continuar porque sabe que irá crescer, e está vendo uma perseguição que não vai parar. “Eu sei até onde posso chegar, vou deixar que outros continuem. Espero que quem continuar faça melhor do que eu fiz. Que olhem pelo povo”, finalizou.

Polêmicas

Ao longo de quase quatro anos a prefeita se envolveu em alguns casos polêmicos. Um deles foi quando ela exonerou a filha, Janini Nascimento, do cargo de Secretária Municipal de Saúde, após vazarem conversas de um grupo de whatsapp da pasta onde a filha tratava de forma diferenciada os munícipes, com preconceito e inclusive sugerindo que alguns pacientes fossem colocados no final da lista em filas de espera por atendimento na Saúde.

Em outro episódio, a secretária de Promoção Social, também filha da prefeita, foi acusada de, em ano eleitoral, distribuir cestas básicas com cartinhas assinada por Fátima. Em outra ocasião foi acusada de usar um carro da Secretaria de Saúde, administrada por Janini, para levar uma familiar em viagem à outra cidade.

No último dia 18 a prefeitura foi alvo da “Operação Caixa de Pandora”, que cumpriu três mandados de busca e apreensão em Castilho, tendo como alvo principal a Prefeitura, e também na cidade de Presidente Prudente. A ação faz parte de uma investigação que apura denúncia de desvio de recursos públicos na contratação de shows artísticos pela prefeitura.

Os mandados de busca foram expedidos pelo TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo). A movimentação das equipes de polícia na cidade chamou a atenção dos moradores, principalmente de quem passou pela região da prefeitura, onde funcionários foram impedidos de sair do prédio e a entrada de pessoas também foi proibida, durante o cumprimento do mandado de busca.

O assessor de imprensa da Prefeitura de Castilho, Sidnei Ferreira, concedeu entrevista coletiva justificando a operação, realizada com base em uma denúncia feita por um veículo de comunicação sobre desvio de verbas destinadas a shows na cidade de Castilho, entre 2017 a 2019.

De acordo com declaração do assessor, a prefeitura Fátima é a principal e maior interessada no esclarecimento do caso sobre a denúncia de desvio de recursos públicos. “A prefeitura reconhece o trabalho da Polícia Civil, tanto que o acesso onde vistoriaram e recolheram documentos foram franqueados. Recolheram documentos relativos a contratações de shows e a operação não envolve a prefeita”, declarou na ocasião.

Motivo

A reportagem do Regional Press questionou se a operação teria sido um dos motivos para a desistência da prefeita concorrer a reeleição. O assessor de imprensa da prefeitura, Sidnei Ferreira, negou e disse que a operação não teria nada a ver com a prefeita.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!