Oi, o que você está procurando?

SECA

Nível de represa de Guararapes cai e município alerta para uso consciente de água

Nível da represa municipal caiu 1 metro e 70 centímetros; poço profundo, hoje, é responsável por 60% do abastecimento; em períodos normais, este percentual é de 40% - Foto: Divulgação

A estiagem prolongada, o calor excessivo e o alto consumo de água reduziram o nível da represa de Guararapes em 1 metro e 70 centímetros e, para manter o fornecimento aos moradores, o Departamento de Água e Esgoto está utilizando o poço profundo do município, que hoje é responsável por 70% do abastecimento. Em períodos normais, o poço fornece 40% da água que chega às residênci as, e a represa municipal, 60%.

O município descarta racionamento por enquanto, mas orienta os consumidores a economizarem. O consumo diário de água no município é de aproximadamente 10 milhões de litros, mas poderia ser reduzido pela metade se houvesse uso consciente.

A média diária de consumo do guararapense é de 300 litros de água, 172% maior do que os 110 litros apontados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o consumo ideal para que um ser humano viva bem.

Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, o sistema de captação e distribuição de água está funcionando normalmente, mas o consumo consciente é fundamental para evitar um possível racionamento.

 

DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA:

– Ao escovar os dentes e se barbear, mantenha a torneira fechada;

– Feche a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;

– Use a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;

– Não demore no banho;

– Não jogue óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;

– Não deixe que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;

– Reutilize a água sempre que possível;

– Utilize regador no lugar de mangueira para regar as plantas;

– Use vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira; isso gera uma economia de, em média, 120 litros ede água;

– Lave o carro com balde ao invés de mangueira;

– Reutilize a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal ou lavar o carro;

– Capte a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas;

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!