Uma cobra, encontrada dentro da tubulação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), deixou uma localidade do interior de Linhares, no Norte do Espírito Santo, sem abastecimento de água neste domingo (20).
O Saae, segundo o diretor de operações Zércio Largura, começou a ser chamado ao local por reclamações dos moradores de Córrego Faria de que estava faltando água na comunidade.
“Enviamos imediatamente uma equipe para o local e, assim que levantamos a bomba, encontramos encontramos o animal entrelaçado dentro”, contou Zércio.
A cobra encontrada na tubulação pertence a espécie caninana e foi resgatada já morta. Logo depois da retirada do animal, o fornecimento de água foi restabelecido.
A situação, de acordo com o diretor, é considerada incomum e que as bombas de captação de rios e lagoas possuem uma gaiola de proteção em volta dos equipamentos para evitar a entrada de animais e plantas.
“Todas as nossas bombas que ficam dentro de rio, lago, tem uma gaiola para não ocorrer esse tipo de situação. Provavelmente esse animal deve ter vindo rastejando e caiu na gaiola”, explicou Largura.
O diretor ainda informou que a água pode ser consumida tranquilamente porque o incidente aconteceu antes do tratamento e a cobra não era peçonhenta. “A nossa água está dentro dos padrões do Ministério da Saúde Nosso. Só tivemos essa interrupção e já foi reestabelecido no mesmo dia”.