Oi, o que você está procurando?

CIÊNCIA

Cientistas encontram gás na atmosfera de Vênus que pode indicar vida microbiana

Pesquisadores pediram ponderação e afirmaram que não significa terem descoberto vida no planeta.

Digital Illustration of Planet Venus

Um grupo internacional de cientistas publicou nesta segunda-feira (14) na revista científica Nature um artigo afirmando terem encontrado gás fosfina na atmosfera de Vênus, um tipo de gás encontrado na Terra. A descoberta sugere que o planeta pode hospedar vida microbiana.

“Estamos animados com a descoberta”, afirmou uma das autoras do estudo, Sara Seager, professora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em coletiva para anunciar a descoberta.

“Mas não estamos afirmando que encontramos vida em Vênus”, ponderou Seager.
O gás fosfina existe na atmosfera terrestre e é produzido por micróbios anaeróbicos (que não precisam de oxigênio) ou por atividade industrial. Em Vênus, ele é gerado por processos fotoquímicos ou geoquímicos desconhecidos pelos cientistas, que não conseguiram identifica a fonte da fosfina no planeta.

A presença de fosfina, um composto altamente tóxico, não é incompatível com a atmosfera do segundo planeta mais próximo do Sol. Sua atmosfera de gás carbônico, a 97%, tem uma temperatura de superfície em torno de 470°C, com uma pressão mais de 90 vezes maior que a nossa.

Mas é na espessa camada de nuvens hiperácidas, que cobre o planeta até cerca de 60 km de altitude, que a equipe da professora Greaves supõe que as moléculas de fosfina possam ser encontradas.

“Lá as nuvens são ‘temperadas’ em torno de 30°C”, segundo o estudo, que não exclui que o gás se forme em uma altitude menor e mais quente antes de subir.

Mas de onde vem? A professora Greaves “espera ter levado em consideração todos os processos que possam explicar sua presença na atmosfera de Vênus”. A menos que se identifique um novo, permanece a hipótese de uma forma de vida.

Nesta hipótese, “pensamos que deveria ser pequena, para flutuar livremente”, explica a cientista, cujo estudo “insiste em que a detecção da fosfina não é uma prova robusta de vida, apenas de uma química anormal e inexplicada”.

Este estudo observa que “a fotoquímica das gotículas nas nuvens venusianas (de ácido sulfúrico) é completamente desconhecida”.

É por isso que Greaves e seus colegas defendem uma observação mais aprofundada do fenômeno, primeiro para confirmá-lo, livrando-se, idealmente, do “filtro” da atmosfera terrestre, graças a um telescópio espacial. E, por que não, com uma nova visita, por sonda, a Vênus, ou a sua atmosfera.