Oi, o que você está procurando?

Andradina

PSDB suspende filiação partidária de Tamiko

Notificação é baseada em uma representação de um filiado do partido morador da cidade de Osasco, há 610 quilômetros de Andradina

Tamico e o governador João Doria (Divulgação)

 Na mesma semana em que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP), coloca a gestão da prefeita, Tamiko Inoue, como uma das melhores e mais exemplares entre os 645 municípios do Estado, o PSDB abriu um processo de expulsão do partido e já emitiu notificação suspendendo sua filiação por 180 dias. As informações são do jornal O Foco.

A alegação é que ela não estaria seguindo o regimento interno partidário ao permitir o funcionamento do comércio além dos determinados pelos decretos do governador João Dória. A medida da prefeita  está sendo encarada pelo PSDB como risco aos cidadãos.

O pedido de suspensão da filiação partidária, no entanto, não se baseia em números e nem nos investimentos feitos em Andradina, para cuidar da saúde da população. Em todo este período de pandemia, a cidade nunca teve mais que 30% de sua ocupação dos leitos de UTI comprometida e levando apenas os números municipais nunca teria saído da fase verde do Plano São Paulo.

Assinada pelo secretário-geral do PSDB, Marco Antonio Scarasati Vinholi, a notificação é baseada em uma representação de um filiado do partido morador da cidade de Osasco, há 610 quilômetros de Andradina. Vivaldo Geronimo dos Santos Neto, é o nome do filiado que entrou com a representação partidária contra a prefeita Tamiko, e que foi base para o presidente Estadual do PSDB emitir a sentença.

Sem o direito básico de ampla defesa dentro do PSDB, Tamiko, esclarece que todos os decretos emitidos em sua função como prefeita de Andradina foram norteados em pareceres técnicos das autoridades médicas e sanitárias. As decisões buscaram aliar os cuidados com a saúde do andradinense e a manutenção de empregos e consequente fortalecimento do comércio.

“Com recursos próprios municipal abrimos o Centro de Atendimento Covid-19 que foi elencado em vistoria do Ministério da Saúde como um dos melhores do Estado e exemplo no Brasil. Contratamos médicos e equipe técnica, investimos em equipamentos, em itens de segurança, tudo para garantir atendimento 24 horas à população que apresentasse qualquer sintoma do novo coronavírus. Também promovemos campanhas de conscientização junto aos andradinenses. Antes do próprio do Estado emitir seu primeiro decreto estipulando regras de funcionamento das lojas, nós já tínhamos promovido alterações preventivas. Portanto, vejo que essas ações administrativas não justificam uma penalidade partidária”, comentou a prefeita.

Conforme avaliação do grupo de conselho político da prefeita Tamiko, a decisão do PSDB é estritamente política e passa pelas eleições municipais deste ano. A suspensão por 180 de filiação partidária a impede de exercer o direito político até mesmo de tentar a reeleição, caso decida se candidatar novamente.

Em seu primeiro mandato, Tamiko se filiou ao PSDB e foi empossada pelo governador Dória. As alterações do interesse político para as eleições municipais do partido chegaram ao ponto do presidente do presidente do diretório municipal do partido, o vereador Edgar Dourado, propor que Tamiko solicitasse por conta própria a desfiliação do PSDB.

“Estou no último ano de um mandato que apesar de todas as dificuldades por onde o País passou por uma crise política e também em meio a uma epidemia, nós mantemos Andradina na linha do desenvolvimento. Lideramos a região em geração de emprego. Abrimos nova unidades de Saúde, o UPA24h, inauguramos creches, colocamos ar-condicionado em salas de aula, aumentamos o atendimento nas unidades de Saúde para as 20h com foco no atendimento ao trabalhador, estamos finalizando as obras do PAC2, da cozinha piloto, da piscina olímpica, fomos sede duas vezes dos jogos regionais, fizemos recapeamentos, pavimentações, revitalizamos as praças esportivas nos bairros, estimulamos crédito aos microempresários pelo Banco do Povo, vamos pavimentar a estrada para Paranápolis, estamos abrindo o segundo parque empresarial e nesta semana o Tribunal de Contas emitiu parecer colocando tudo como umas das melhores gestões do Estado. Portanto acho que sou digna de ser filiada a qualquer partido e até mesmo no PSDB”, elencou Tamiko.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
28