Oi, o que você está procurando?

crescimento demográfico

População de Birigui cresce 14,86% em dez anos, segundo IBGE

Município tem, hoje, 124.883 habitantes; em 2010, eram 108.805 moradores.

Foto: reprodução / Prefeitura Municial de Birigui

A população de Birigui cresceu 14,77% nos últimos dez anos, segundo pesquisa divulgada nesta semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que estima uma população de 124.883 habitantes em 2020. Em 2010, o município tinha 108.805 moradores.

As informações do IBGE foram apresentadas pelo Observatório de Inteligência Econômica da SDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), da Prefeitura Municipal de Birigui.

A SDE produziu material gráfico que apresenta a dinâmica de crescimento demográfico da cidade ao longo das décadas, iniciando no ano de 1980 e percorrendo todo o período até 2019.

O material que teve como fonte de dados a Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados), do Estado de São Paulo, evidencia as transformações demográficas no município e alterações no ranking e posição das faixas etárias entre os anos. Ele pode ser consultado no site da Prefeitura www.birigui.sp.gov.br

No início da década de 1980, no topo do ranking, se destacavam as faixas etárias de 15 a 19 anos, 0 a 4 anos e 10 a 14 anos, respectivamente.

Já no ano de 1990, a faixa etária dos 20 aos 24 anos passou a liderar o ranking, permanecendo até 2010 em primeiro lugar, sendo ultrapassada posteriormente pela faixa dos 20 aos 25 anos.

Já em 2019, assume a primeira posição a faixa dos 30 a 34 anos. Nota-se também o aumento da população idosa, com mais de 60 anos, e o encolhimento das faixas dos 0 aos 19 anos.

As informações divulgadas e o material produzido pela Prefeitura de Birigui são estratégicos para a gestão e elaboração do planejamento do crescimento da cidade, no acompanhamento das metas da ONU relativas ao desenvolvimento sustentável e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

As informações contribuem para os estudos sobre a demanda de equipamentos públicos como creches, escolas, postos de saúde, áreas de lazer, entre outras.

Além disso, o crescimento populacional do município corrobora com a percepção local de dinamismo da economia biriguienses e seu crescimento ao longo do tempo.

O Observatório de Inteligência Econômica da Prefeitura de Birigui é responsável por realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade.

O objetivo é suprir as demandas de informações e conhecimento dos agentes econômicos do município e subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e ao desenvolvimento local.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
32