Oi, o que você está procurando?

pandemia

Com 34%, Araçatuba tem o pior índice de isolamento social do Estado

Movimento no comércio nesta quarta-feira (5) era tranquilo, mas a movimentação em praças e avenidas é grande no final da tarde

A dois dias da reclassificação do Plano São Paulo de retomada da economia, Araçatuba apresenta o pior índice de isolamento do Estado, ao lado de Presidente Prudente, Botucatu e Barueri, com um índice de 34%, e está na faixa vermelha do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo, conforme dados dessa terça-feira (4).

O sistema estabelece faixa vermelha para os municípios com isolamento de até 40%; faixa laranja para os que apresentam índice acima de 40%, e amarela para os que têm acima de 50% de pessoas em casa. Nesta condição, estão São Sebastião e Bebedouro.

O índice de 34% registrado em Araçatuba é semelhante ao do período que antecedeu a quarentena, que teve início em 24 de março. Para se ter uma ideia, no dia 19 de março, a taxa de isolamento na cidade era de 38%.

Assim como Araçatuba, o município de Birigui também está na fase vermelha do Sistema de Monitoramento, com um índice de 40% de isolamento social.

O isolamento é um dos indicadores que determinam o avanço ou a regressão de fase no chamado Plano São Paulo, de retomada da economia. São levados em consideração, ainda, o número de leitos de UTI disponíveis na região e a respectiva ocupação, além da quantidade de casos positivos e de óbitos.

Os municípios na faixa vermelha do isolamento correm o risco de ter novamente o comércio e os serviços considerados não essenciais proibidos de funcionar para evitar a proliferação do novo coronavírus.

FASE

Araçatuba está, hoje, na Fase Laranja do Plano São Paulo, que permite o funcionamento do comércio, shoppings, escritórios, imobiliárias e concessionárias em horário reduzido e com capacidade limitada de atendimento.

O município tem 4.125 casos positivos de Covid-19 e 96 óbitos. Já em Birigui são 1.184 casos positivos e 45 óbitos, sendo cinco confirmados nesta quarta-feira (5).

Nesta sexta-feira (7), o governador João Doria (PSDB) vai anunciar se a região de Araçatuba terá condições de se manter na fase laranja, avançar ou regredir para a vermelha.

Caso avance, outros setores da economia poderão voltar a funcionar, como bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias. Se regredir, apenas os serviços essenciais, como supermercados e farmácias, estarão autorizados a abrir.

MOVIMENTAÇÃO

Pelas ruas da cidade, é possível observar pessoas sem máscara ou fazendo uso incorreto do equipamento de proteção. A movimentação de pessoas em praças e avenidas também é grande. Na Getúlio Vargas, região central da cidade, por exemplo, há muita gente fazendo caminhada e atividades esportivas, principalmente no final de tarde.

O mesmo acontece na avenida Abraão Buchalla, no Concórdia, na Pompeu de Toledo, nas vias próximas ao Delta Park e ao recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, além da Praça do Skate, no Jardim Dona Amélia.

SIMI

O SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo) é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM, através da ABR (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), para que o Estdo possa consultar informações agregadas e anônimas sobre deslocamento nos municípios paulistas mapeados.

Para saber sobre o monitoramento dos municípios, basta acessar o site do Sistema de Inteligência:

https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!