Uma aposentada de 65 anos, moradora no Jardim do Prado, em Araçatuba, perdeu R$ 8 mil nesta quarta-feira (5) após cair em um golpe, que começou, na verdade, com o próprio golpista se passando por funcionário de uma conhecida loja de departamentos, e telefonou para a vítima perguntando se ela autorizaria uma compra, porque estavam com seu cartão. Acreditando na conversa, ela deu sequência ao diálogo, que acabou resultando no prejuízo. Um advogado caiu no mesmo golpe.
A própria vítima esteve no plantão policial à noite para registrar um boletim de ocorrência. Ela disse que recebeu uma ligação de uma pessoa que dizia representar uma conhecida loja de departamentos, com unidades nos dois shoppings e também no centro de Araçatuba, e perguntou se confirmava a compra de um televisor.
A vítima informou que não confirmava e o interlocutor recomendou que ela deveria ligar para o banco e bloquear o cartão. A mulher informou que não sabia fazer esse procedimento, momento em que o mesmo interlocutor disse que lhe auxiliaria. A aposentada recebeu um novo telefonema e o interlocutor pediu seus dados alegando que iria fazer o bloqueio. Foram fornecidos número CPF e a senha do cartão da Caixa Econômica Federal. O homem ainda disse que que ele mesmo faria um boletim de ocorrência.
O mesmo interlocutor informou à vítima que iria comparecer em sua casa um representante para retirar o cartão, a quem deveria ser entregue. Em seguida, uma pessoa solicitou o cartão bancário de débito da vítima, o qual foi entregue. Após a entrega do cartão ao desconhecido é que a aposentada desconfiou que sua conduta não era correta entendendo que havia sido vítima de um golpe.
Ela fez contato telefônico com a sua agência e soube que foi sacado aproximadamente R$ 8 mil de sua conta corrente. Após essa constatação, foi solicitado o bloqueio do cartão junto ao 0800 do banco, porém ela não conseguiu de imediato por não ser a titular da conta, que é conjunta.