A Prefeitura de Blumenau (SC) anunciou nesta segunda-feira (27) o cancelamento da Oktoberfest 2020 e da festa de réveillon deste ano na cidade. De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada devido ao aumento dos casos de Covid-19 na cidade e no país.
Essa será a primeira vez, desde quando foi criada em 1984, que a festa não será realizada. A Oktoberfest Blumenau 2020 aconteceria de 7 a 25 de outubro. No fim do mês de maio, a prefeitura havia adiado para os dias 11 a 29 de novembro, com reavaliação da situação da pandemia até agosto.
No entanto, a organização decidiu ainda em julho pelo cancelamento, ao considerar o aumento nos casos e mortes por Covid-19.
Segundo a prefeitura de Blumenau, a Oktoberfest gera anualmente, direta e indiretamente, cerca de seis mil empregos.
Cerca de 60 setores são beneficiados, impactando desde vendedores ambulantes, taxistas e motoristas de aplicativo, até hotéis, bares, restaurantes e comércio local, gerando uma injeção R$ 240 milhões na economia da cidade. No âmbito musical, são mais de 800 artistas que se apresentam durante a festa.
Segundo o último balanço divulgado pela prefeitura de Blumenau, a cidade tem 38 óbitos por Covid-19. Até este sábado, foram contabilizados 7.402 casos confirmados da doença.
De acordo com governo de Santa Catarina, o estado tem 68.730 casos confirmados de Covid-19, dos quais 57.424 já estão recuperados e 10.399 permanecem em acompanhamento.
Os números foram divulgados na noite neste último domingo. O novo coronavírus já causou 907 mortes no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade registrada em Santa Catarina é de 1,32%.