A 12ª rodada e última da primeira fase do Paulistão de 2020, disputada neste domingo (26), definiu os dois times rebaixados para a Série A2 em 2021. Caíram Oeste e Água Santa, ambos do Grupo A, que perderam seus jogos.
O Oeste perdeu para o Corinthians, por 2 a 0, na Arena Barueri e terminou com 10 pontos em último lugar na classificação geral. O Oeste subiu em 2018 após ser vice-campeão da Série A2.
O Água Santa levou a virada do Palmeiras, por 2 a 1, no Allianz Parque e encerrou sua participação com 11 pontos, em penúltimo lugar. O time de Diadema subiu ano passado ao ocupar a vaga deixada pelo RB Brasil, que fez parceria com o Bragantino. O Água Santa tinha chegado às semifinais e ganhou a chance de disputar a elite nesta temporada.
Curiosamente, três times do Grupo A viveram uma situação inusitada ao lutar contra o rebaixamento e, ao mesmo tempo, pela segunda vaga nas quartas –a primeira já estava garantida pelo Santos.
A Ponte Preta levou a melhor ao vencer o Mirassol e chegar aos 13 pontos, deixando para trás, justamente, Água Santa e Oeste.
Botafogo, Ituano e Ferroviária, que se livraram da queda, vão ganhar uma nova chance na competição ao disputar o Troféu do Interior. Além deles, Guarani, Novorizontino e Inter de Limeira também disputam a competição.
Estes seis clubes vão se reunir virtualmente, nesta segunda-feira (27), a partir das 10h, para definir detalhes como estabelece o regulamento.