Oi, o que você está procurando?

retomada da economia

Araçatuba avança para a fase laranja do Plano SP; comércio e shoppings podem funcionar

Araçatuba avançou para a Fase 2 do Plano São Paulo, também chamada de Laranja ou de Controle, o que significa que o comércio, shoppings, escritórios, imobiliárias e concessionárias poderão voltar a funcionar, desde que respeitadas as regras de restrições para evitar aglomerações e a possibilidade de aumento de contágio da doença.

O município estava na Fase Vermelha, de alerta máximo para a Covid-19, desde o dia 29 de junho e, desde então, somente as atividades essenciais estavam autorizadas a funcionar. Mesmo com o avanço para a Fase 2, bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e similares, assim como academias, continuam proibidos de abrir.

O anúncio de progressão de fase foi feito nesta sexta-feira (24) pelo Governo do Estado, que estabeleceu nova quarentena de 27 de julho a 10 de agosto.

NÚMEROS

O Plano São Paulo prevê a retomada gradual da economia, de acordo com a evolução da epidemia, levando em consideração o número de casos, de internações e de óbitos, além dos índices de capacidade do sistema de saúde, que leva em conta a ocupação de leitos de UTI e também o número de leitos para covid-19 disponíveis para cada 100 mil habitantes.

Conforme dados do Governo, o que permitiu o avanço da região de Araçatuba para a fase laranja foi  a variação de 1,13% de internações e de 1,70% de óbitos nos últimos sete dias. São levados em conta os dados dos 40 municípios da região.

Pelo índice de ocupação de leitos UTI Covid, que foi de 67,3%, o de leitos Covid para cada 100 mil habitantes, que é de 67,3%, e o de número de casos (1,46%), a região poderia avançar para a Fase Amarela, de menos restrições. No entanto, os outros indicadores foram preponderantes para classificação na Fase Laranja.

ARAÇATUBA

Em primeiro de julho, o município de Araçatuba tinha 2.179 casos suspeitos de Covid-19, dos quais 884 testaram negativo para a doença e 767 casos positivos. Na época, haviam 460 pessoas aguardam resultado de exame, 53 pacientes internados, outros 854 em monitoramento/tratamento domiciliar e 23 óbitos.

Na última atualização da Vigilância Epidemiológica, nessa quinta-feira (23), eram 7.193 casos suspeitos, dos quais 3.376 testaram negativo para Covid-19, 2.929 positivos, 888 aguardando exame, 73 internados, 2.587 em monitoramento/tratamento domiciliar e 73 óbitos pela doença.

MEDIDAS

Os estabelecimentos autorizados a funcionar deverão manter as medidas sanitárias, como o respeito ao isolamento social e ao distanciamento entre as pessoas, assim como o uso de máscaras e de álcool em gel.

Os dados continuarão a ser monitorados e há a possibilidade tanto de avanço de fase no Plano São Paulo, caso haja regressão no número de casos, internações e de óbitos, quanto de retrocesso, caso haja nova evolução da epidemia.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!