Oi, o que você está procurando?

flexibilização

No primeiro dia de reabertura do comércio, consumidores lotam calçadão de Araçatuba

Consumidores lotaram o calçadão nesta segunda-feira; a maioria usava máscaras, mas muitos não respeitaram o distanciamento mínimo de 1,5m para evitar o contágio do novo coronavírus

A população de Araçatuba foi às ruas no primeiro dia de reabertura do comércio, após mais de 60 dias fechado. O que se viu foi uma grande aglomeração de consumidores em frente às lojas nesta segunda-feira (1º), apesar da orientação das autoridades de saúde para evitar o agrupamento de pessoas, em função da pandemia de covid-19.

O comércio estava fechado desde o dia 24 de março. A maioria das pessoas que foi ao calçadão estava de máscaras, mas foi possível flagrar algumas que estavam sem o item de proteção e sem respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m, uma das medidas para evitar o contágio do novo coronavírus.

O presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba (Alca), César Braga, disse que os consumidores não foram ao calçadão para comprar, mas para pagar contas. “A gente não via gente com sacola nas mãos”, disse.

Segundo ele, as lojas estão respeitando o decreto municipal que estabeleceu as regras de reabertura, com fluxo de 20% de pessoas da capacidade dos estabelecimentos, obrigatoriedade do uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel.

Enquanto aguardavam para entrar nas lojas, imensas filas se formaram no calçadão. “Mas a gente já via isso nos bancos. Não foi surpresa porque muitos estabelecimentos ainda recebem por meio de carnê”, afirmou.

O motorista de Uber Robson Araújo Ferreira disse que fez várias corridas nesta segunda-feira para levar os consumidores ao centro da cidade. “As pessoas disseram que estavam cansadas de ficar em casa e foram ao calçadão para passear”, contou.

Para César Braga, a situação não deve se repetir nos próximos dias. “Hoje foi um dia atípico, mas acreditamos que, nos próximos dias, o movimento seja menor”, avaliou.

O comércio de Araçatuba pode funcionar com horário reduzido, das 10h às 14h. A orientação é para que lojistas, funcionários, colaboradores e clientes façam o uso da máscara. Os estabelecimentos também foram orientados a disponibilizar álcool em gel.

O Shopping Praça Nova volta a abrir a partir desta terça-feira (2), com funcionamento de segunda a sábado, das 16h às 20h, e aos domingos, das 15h às 19h. O Araçatuba Shopping também retorna às atividades na terça-feira (2) e terá funcionamento de segunda a domingo, das 16h às 20h. As praças de alimentação, no entanto, deverão permanecer fechadas.


Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!