Oi, o que você está procurando?

SUJÕES

Fiscais flagram 19 pessoas jogando lixo em áreas irregulares em menos de 48h

A Prefeitura de Araçatuba flagrou, no feriado e nesta sexta-feira, 19 pessoas jogando lixo em local inadequado, chegando a mais de 150 pessoas penalizadas desde que começaram as fiscalizações, em fevereiro do ano passado.

Os flagrantes recentes aconteceram em locais como a avenida Paranapanema (Jardim Outro Preto) e avenida Presidente João Goulart (Jardim Centenário), além de pontos de tradicional descarte na periferia. Em um dos casos, enquanto um homem jogava entulhos de uma carroça atrelada a um carro, funcionários da empresa Monte Azul Ferraz, contratada pela Prefeitura de Araçatuba para a limpeza desta tipo de descarte, ainda recolhiam lixo deixado no dia anterior.

A penalidade é de R$ 682,00, que é emitida no CPF (Cadastro de Pessoas Física) da pessoa que estiver jogando o lixo. Os veículos automotores usados no ato também são sujeitas à multa de R$ 160,00. Eles são enquadrados no artigo 72 do Código Nacional de Trânsito, que rege sobre o uso de carros automotores para este tipo de ilícito.

O motorista ainda tem penalidade de quatro pontos em sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Os ‘sujões’ confessaram que sabiam da proibição, mas alegaram que apenas estavam reproduzindo um ato que eles percebem que são cometidos por outras pessoas. Os agentes que trabalharam na blitz disseram que este tipo de comportamento é o mais comum, onde o cidadão sabe que não pode cometer este ato, mas que descartam o lixo inadequadamente acreditando na impunidade.

ESCULACHO

Toda esta mobilização da administração começou o dia 4 de janeiro do ano passado, quando o prefeito Dilador Borges (PSDB), ao ir verificar obras, flagrou o descarte irregular em dois pontos da cidade. O episódio, que foi publicado com exclusividade pela Folha da Região, ficou conhecido como “esculacho do prefeito” pela forma até ríspida com que o chefe do Executivo abordou as pessoas.

Em entrevista ao jornal sobre este episódio, Dilador disse que iria endurecer a fiscalização e que o plano é aumentar gradativamente a quantidade de agentes nas ruas para punir as pessoas que ele mesmo classificou de ‘sujões’.

Por meio de sua assessoria de imprensa, ele confirmou a determinação e disse que já tem feito reuniões com as secretarias como Meio Ambiente, Segurança, Mobilidade Urbana e Planejamento para que as blitizes sejam mais intensas e aconteçam em mais de um ponto da cidade ao mesmo tempo.

Araçatuba tem, atualmente, três ecopontos, que são locais ambientalmente planejados para o manejo correto de lixo.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!