Oi, o que você está procurando?

EUA

Ex-assessor da Casa Branca diz que Trump pediu ao presidente da China ajuda para se reeleger

Foto: Kevin Lamarque / Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu a Xi Jinping, da China, que o ajudasse nas eleições presidenciais norte-americanas de 2020. Para isso, o republicano pediu ao líder chinês que comprasse produtos agrícolas de fazendeiros dos EUA.

Esse é um dos trechos do livro que deve ser publicado nos próximos dias pelo ex-assessor de Segurança Nacional dos EUA John Bolton, divulgados nesta quarta-feira (17) por veículos de imprensa norte-americanos como “The Washington Post”, “The New York Times” e a agência Associated Press.

O pedido, segundo Bolton, ocorreu em junho de 2019, na reunião do G20 no Japão. Primeiro, Xi teria reclamado sobre os ataques feitos por autoridades dos EUA à China, e Trump respondeu que essas hostilidades partiam do Partido Democrata, de oposição.

“Ele [Trump] então, surpreendentemente, mudou o assunto para as eleições presidenciais dos EUA, mencionando a capacidade econômica da China em afetar campanhas em andamento e pedindo a Xi que garantisse sua vitória”, diz o trecho, segundo o “Post”.

O presidente Trump tenta na Justiça adiar o lançamento do livro “The Room Where It Happened: A White House Memoir” (“A Sala Onde Aconteceu: Uma Memória da Casa Branca”, em tradução livre), previsto para semana que vem.

A Casa Branca argumenta que a publicação terá conteúdo confidencial. Para Trump, Bolton pode sofrer “um problema criminal” se ele não desistir do lançamento.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!