Oi, o que você está procurando?

JUNHO VERMELHO

Dia Mundial do Doador de Sangue alerta para a importância da doação em Araçatuba

Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue, no Hemocentro de Brasília
Para o Banco de Sangue de Araçatuba, junho é o mês mais importante do ano, pois é voltado aos que se dedicam a salvar vidas, os doadores de sangue. O Junho Vermelho é uma mobilização nacional, alusiva à cor do sangue, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do gesto solidário de doar sangue, especialmente nesta época do ano. E, neste mesmo mês, dia 14 de junho, se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue .

“Os doadores são os nossos heróis da vida real, aqueles que, com a sua generosidade, têm a capacidade de transformar a vida de milhares de pacientes. Por isso, neste Dia Mundial do Doador de Sangue, prestamos nossa homenagem a eles”, diz Gilson Cirino, captador de doadores do Banco de Sangue de Araçatuba .

Com o isolamento social e o inverno se aproximando, os Bancos de Sangue em geral estão com seus estoques em situação crítica, operando com déficits que ultrapassam a marca de 50% de sua capacidade.

“As pessoas estão com medo de sair de casa para doar sangue. Mas é preciso que elas saibam que estamos tomando todas as medidas de segurança e proteção. E que o sangue, em muitos casos, é a única esperança de vida, para o qual não existe nenhum substituto”, enfatiza o captador .

Por isso, o Banco de Sangue de Araçatuba convoca seus doadores e a todos que se solidarizarem com essa causa a vestirem suas capas de super-heróis e comparecerem às Unidades para doar sangue e salvar vidas .

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;

• Não ter diabetes em uso de medicações;

❗ Consulte nossa equipe em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o CORONAVÍRUS:

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;

• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).

Serviço

Banco de Sangue de Araçatuba

Endereço: Rua Gaspar de Lemos, 02 – Jd. Alvorada – Anexo ao Hospital Unimed

Telefones: (18) 3607-3935 | WhatsApp: (18) 99650-4153

Atendimento: segunda a sexta das 7h às 18h e sábado das 7h às 16h – estacionamento gratuito.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!