Fique Ligado!

Oi, o que você está procurando?

PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

Sem casos de covid-19, Nova Luzitânia adota barreira sanitária nas entradas da cidade

Objetivo é inibir a entrada do novo coronavírus no município

Pneus dos veículos são higienizados com hipoclorito; visitantes são submetidos à aferição da temperatura e recebem informações sobre a doença

Sem casos de covid-19, o município de Nova Luzitânia, a cerca de 60 quilômetros de Araçatuba, implantou barreiras sanitárias móveis em suas entradas para inibir a entrada do novo coronavírus na cidade, que tem 4,1 mil habitantes.

Ao chegar, os visitantes têm a aferição corporal aferida. Se houver alguma alteração, são orientados a procurar uma unidade de saúde. Uma equipe da Prefeitura questiona se tiveram tosse, febre ou gripe nos últimos dias, anota nome, idade e a temperatura do corpo e ainda oferecem uma máscara facial caso motoristas e passageiros não estejam usando o item de proteção.

A iniciativa, que teve início nesta quinta-feira (21), inclui ainda a higienização dos pneus dos veículos com hipoclorito antes que entrem na cidade. Ação não será realizada 24 horas, e sim apenas em horários considerados estratégicos.

 

Segundo o prefeito Laerte Aparecido Rocha (PSDB), a ideia surgiu porque os municípios do entorno de Nova Luzitânia apresentam pacientes que testaram positivo para covid-19. É o caso de Santo Antônio do Aracanguá, Floreal, Gastão Vidigal, Magda e Buritama.

“Como tem feriado previsto para a segunda-feira, decididos implantar as barreiras como forma de inibir a entrada do vírus na cidade e conscientizar as pessoas sobre a gravidade da doença”, afirmou Rocha.

ENTRADAS

O município possui três entradas e as barreiras móveis considera o horário de pico de entrada em cada ponto da cidade, com o apoio da Polícia Militar. A primeira começou a funcionar às 5h desta quinta-feira, na entrada que dá acesso à cidade aos que vêm de Floreal e Gastão Vidigal.

Anunciante

Na sequência, a equipe da Prefeitura fez o mesmo trabalho, a partir das 9h, na entrada que recebe, principalmente, o pessoal de Santo Antônio do Aracanguá e Vicentinópolis que costuma ir ao banco de Nova Luzitânia. À tarde, a barreira seria na entrada de quem bem de Buritama e Lourdes.

“Fizemos uma primeira avaliação da barreira móvel e foi positiva. Vamos fazer uma segunda avaliação, mas acreditamos que vai dar tudo certo e pretendemos dar continuidade neste trabalho”, disse o prefeito.

Conforme ele, a intenção não é bloquear a chegada das pessoas, mas preservar a saúde da população. “Sempre convidei as pessoas para virem a Nova Luzitânia, mas hoje estou pedindo o contrário. Dá uma sensação ruim no coração da gente, porque sempre defendi que as pessoas visitassem a cidade”, disse.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Conforme ele, a população de Nova Luzitânia está respeitando o isolamento social e o comércio essencial que está funcionando trabalha com medidas sanitárias de distanciamento e higienização.

Além disso, o município mantém orientados de covid-19 nas ruas. As aulas na rede municipal e estadual estão sendo realizadas remotamente, assim como os programas sociais.

Em seu gabinete na Prefeitura, sempre que precisa atender alguém, leva a pessoa para a frente do Paço Municipal e mantém distanciamento mínimo, sempre com o uso de máscara. O mesmo acontece com os demais departamentos do município.

Rocha lamenta ter tido que cancelar o jantar do Dia das Mães, que costumava reunir 700 pessoas. A feira livre, realizada às quartas-feiras, também foi suspensa.

Anunciante

ANIVERSÁRIO

A festa de aniversário da cidade, comemorado em 29 de junho, também teve de ser cancelada, estão programas atividades apenas pelas redes sociais. “Nós sentimos muito, porque em uma cidade sem cinema e sem teatro, quem proporciona o lazer à população aos moradores é o município, mas estamos em uma situação atípica”, lamenta.

Em comemoração ao aniversário da cidade, Rocha vai inaugurar um calção em frente à Prefeitura. Mas o “evento” será limitado à colocação de uma placa, sem festejos e sem público presente.

 

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!

Mais lidas – 24H



Anunciante
Anunciante
Anunciante