A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba está realizando, em domicílio, testes rápidos em pessoas que apresentam sintomas da Covid-19.
Foram disponibilizados 5 mil testes pelo Ministério da Saúde que estão sendo feitos em profissionais da Saúde e das forças de segurança, pacientes sintomáticos e pacientes acima de 60 anos sintomáticos.
Além de uma equipe que já vinha realizando a testagem, também foi capacitada um equipe odontológica do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas de Araçatuba) que atua nas escolas bem como enfermeiros do Departamento de Atenção Básica.
Essa ação teve início com o treinamento realizado na última sexta-feira (22) pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Cestaro, e pela médica infectologista da APS (Atenção Primária a Saúde), Heloysa Liberatori Gimaiel. Ambas fazem parte do COE (Centro Operações de Emergência), grupo que atua no enfrentamento das ações de combate ao Covid-19 coordenado pela secretária de saúde Carmem Silvia Guariente. Foram capacitados sete cirurgiões dentistas e oito técnicas de saúde bucal.
PÚBLICO-ALVO
O público-alvo das visitas dos profissionais da saúde são pessoas que apresentaram sintomas respiratórios caracterizados com Síndrome Gripal e que foram notificados nos serviços de saúde do município nos meses de março, abril e início de maio. Os testes são feitos considerando o período de 8 dias após os primeiros sintomas.
As equipes do CEO fazem, previamente, contato telefônico com os usuários para agendamentos que poderá ser realizado na residência do paciente (equipes volantes) ou no próprio CEO, de acordo com disponibilidade do usuário.
A Secretaria Municipal de Saúde prevê que, com esta iniciativa, o número de casos positivos poderá aumentar significativamente levando em consideração que foi ampliado o grupo de pessoas que poderão ser testadas, passando agora a todos os sintomáticos respiratórios notificados.
Quem tiver sintomas de Covid-19 deverá ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou se apresentar sintomas respiratórios graves ir ao Pronto-Socorro Municipal.