Oi, o que você está procurando?

FAKE NEWS

É falso que cloroquina curou 99% dos pacientes com Covid-19 em município do RJ

“ITAPERUNA USA A CLOROQUINA EM TRATAMENTO DA COVD-19, E TEM 99% DOS PACIENTES CURADOS”, diz a legenda de imagem publicada no Facebook. (Fonte: Reprodução/Facebook)

Circula pelas redes sociais a imagem de pacientes em um hospital segurando uma placas afirmando que estarem curados da Covid-19. A legenda que acompanha a foto diz que o município de Itaperuna, que fica a 300 km da capital do estado do Rio de Janeiro, conseguiu curar 99% dos pacientes infectados pelo coronavírus com o uso de cloroquina no tratamento.

“ITAPERUNA USA A CLOROQUINA EM TRATAMENTO DA COVD-19, E TEM 99% DOS PACIENTES CURADOS”, diz a legenda de imagem publicada no Facebook. (Fonte: Reprodução/Facebook)

Essa informação é falsa. O município de Itaperuna (RJ) não atingiu a marca de 99% de pacientes de Covid-19 curados. A foto que circula pelas redes, foi postada originalmente no dia 13 de maio, pelo Hospital São José do Avaí, localizado na cidade. Na legenda da imagem, publicada no Facebook, o hospital comemora as altas realizadas no dia, mas não menciona a porcentagem de 99% e nem faz referência ao uso de cloroquina no tratamento. Dois dias após a postagem do Hospital, diversos perfis no Facebook começaram a espalhar o boato.

Celebrar sempre. ⠀⠀Estamos felizes com as altas realizadas hoje (13/05), felizes em ver pacientes que puderam dizer "…

Posted by Hospital São José do Avaí on Wednesday, May 13, 2020

Em uma postagem no Facebook, feita no dia 15 de maio, a prefeitura da cidade informou que, até aquele momento, 13 pessoas que estavam contaminadas com a doença haviam sido curadas, enquanto 42 ainda apresentavam o diagnóstico positivo. Ou seja, no 15 de maio, quando começaram a surgia as publicações com informações falsas, 23,6% dos pacientes haviam sido curados, muito diferente de 99%.

Já no Hospital São José do Havaí, dos casos confirmados até o dia 15 de maio, oito pacientes receberam alta, quatro faleceram e dois ainda estavam internados – o que resulta em uma taxa de 57% de pacientes recuperados.

A prefeitura de Itaperuna publicou uma nota nas redes sociais confirmando que, até a última quarta-feira (20), o número de pacientes curados não aumentou, enquanto o número de pacientes contaminados subiu para 62. No mesmo dia, o Hospital São José do Havaí recebeu outros cinco casos suspeitos.

Apesar de não se referir ao possível uso de cloroquina tratamento, em seu plano de contingência publicado em março, A secretária de Saúde da cidade, Nadine Polido, afirmou em entrevista à CBN que o medicamento está sendo ministrado em alguns pacientes, mas apenas em âmbito hospitalar. “A gente faz a administração em pacientes internados. A pessoa não vai para casa com um kit”, disse a secretária.

O estado do Rio de Janeiro já registra 37.912 casos confirmados de Covid-19 e 3.993 mortes.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!