Oi, o que você está procurando?

pandemia

Detento da Penitenciária de Andradina morre de Covid-19

Esta é a primeira morte registrada no município pela doença e a segunda no sistema prisional da região

Andradina registrou, nesta segunda-feira (4), o primeiro óbito por Covid-19. Trata-se de um detento da penitenciária do município que foi atendido na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) local e depois transferido para o hospital de Ilha Solteira. A idade dele não foi divulgada.

Conforme a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), os presos que dividiam cela com ele estão devidamente isolados, sendo monitorados. Não há outros casos confirmados entre presos da região de Araçatuba, segundo a Secretaria.

Sobre as ações de combate ao novo coronavírus, a SAP informou que segue as determinações do Centro de Contingência do Coronavírus e avalia permanentemente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema. Segundo a Secretaria, mais de um milhão de máscaras de proteção foi produzida e entregue em todos os presídios do estado de São Paulo.

“Reforçamos  que a referida unidade (Penitenciária de Andradina) está sendo higienizada frequentemente, de acordo com o que é preconizado pelos órgãos de saúde, além de terem sido reforçadas todas as medidas já adotadas nos presídios, como suspensão de atividades coletivas;  busca ativa para casos similares ao Covid-19; restrição de entrada de pessoas que não sejam do corpo funcional; quarentena para presos que são inclusos; monitoramento com termômetros infravermelho e oxímetro digital portátil; ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete; distribuição de EPIs”, informou a SAP, por meio de nota que respondeu os questionamentos da reportagem.

SEGUNDA MORTE

Apesar de a SAP afirmar que não há outros casos confirmados entre presos da região de Araçatuba, o Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de São Paulo) denunciou, no dia 22 de abril, o óbito de um preso da Penitenciária 1 “Nestor Canoa”, de Mirandópolis, em razão do novo coronavírus.

O preso estava internado na UTI, e o médico que fez o atendimento atestou que a Covid-19 foi a causa da morte, segundo apuração feita pelo Sifuspesp. “O teste sobre a presença do coronavírus no organismo do sentenciado foi realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, e o resultado confirmou a morte pela Covid-19”, informou o sindicato.

Outro detento que convivia na mesma cela do sentenciado teve confirmado diagnóstico de coronavírus e está isolado, segundo a entidade. A direção do sindicato recebeu a denúncia da confirmação de contágio no último dia 18. O preso que faleceu era da cela 121, e todo o raio 1 da unidade foi interditado.

ANDRADINA

O município de Andradina tem 14 casos positivos confirmados da doença. Até esta segunda-feira (4), eram 207 suspeitos, sendo que 29 foram descartados e 51 tiveram exames colhidos para análise.

MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 21H32.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
43