Fique Ligado!

Oi, o que você está procurando?

conversas isoladas

Bate-papo com atriz Claudia Schapira destaca o depoimento em cena

Encontro com a atriz, dramaturga e figurinista Claudia Schapira será nesta quinta (21), às 20h, pela plataforma Zoom

Uma das principais artistas de reconhecimento no cenário teatral paulista, Claudia Schapira, será a próxima convidada para o bate-papo virtual com a Cia Alternativa de Teatro, de Penápolis. O encontro chamado “Conversas Isoladas” acontecerá nesta quinta-feira, dia 21, a partir das 20h, pela plataforma Zoom. A participação é gratuita e as pessoas interessadas devem enviar e-mail antecipadamente para [email protected].

Claudia Schapira é atriz, dramaturga, diretora e figurinista e nesta conversa virtual vai falar sobre o tema “Dramaturgias pandêmicas: do depoimento ao grito”, e demais aspectos da cena teatral. A mediação do encontro será feita pelo ator e diretor da Cia Alternativa, Heitor Gomes.

“Conversas Isoladas” propõe uma série de encontros virtuais com renomados artistas do teatro para uma reflexão sobre dramaturgia, encenação e a cena em geral, durante este momento de pandemia.

A ação integra o projeto “Alternativa para o Distanciamento”, do grupo teatral de Penápolis, que também traz outras duas atividades virtuais: “Isso não é uma cena”, com publicações de experimentos cênicos dos atores nas redes sociais do grupo (facebook e instagram) e “SARAUve-se”, um sarau de salvação a ser realizado no final do mês através de live, com muita poesia, música, dança, canto, textos.

Depoimento

Segundo comentou o mediador do encontro, Heitor Gomes, o bate-papo com Claudia Schapira deve permear sobre as estruturas de dramaturgia, influência de Brecht na trajetória da convidada, além de aprofundar a questão do depoimento em cena e qual a potência dessa estrutura narrativa nas possíveis práticas atuais para o teatro.

“Vamos conversar sobre o interesse da convidada pelo Teatro Político e o depoimento em cena, as influências do teatro brechtiano em suas escolhas de encenação e em que medida esse depoimento passa a ser uma espécie de grito nos tempos atuais”, adiantou.

TRAJETÓRIA

Anunciante

Claudia Schapira é atriz, diretora, dramaturga e figurinista, formada pela Escola de Artes Dramáticas da USP. Atuou como orientadora de trabalhos na EAD, Escola Livre de Santo André e SP Escola de Teatro. É membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, onde foca sua atividade na escrita, direção, direção de arte e cujo último trabalho é “Terror e Miséria no Terceiro Milênio”, adaptação da obra de Brecht em meio ao atual cenário político brasileiro.

A artista também realiza diversos trabalhos na área de audiovisual. Ao longo de sua trajetória teatral foi indicada a diversos prêmios por suas concepções, figurinos e textos e recebeu importantes premiações como Mambembe, Pananco-Coca-Cola, Shell, Governador do Estado e APCA.

AGENDA

O próximo “Conversas Isoladas” será no dia 28, com Antônio Rogério Toscano, professor e diretor da EAD/ECA/USP. Também está previsto encontro com Luiz Fernando Marques, o Lubi, diretor do Grupo XIX de Teatro e do Grupo Kunyn. A Cia Alternativa já recebeu neste projeto o ator, diretor e dramaturgo, Amarildo Felix e o músico, ator, diretor e palhaço, Dagoberto Feliz.

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!

Mais lidas – 24H



Anunciante
Anunciante
Anunciante