Famílias do Assentamento Chico Mendes, localizado na Estrada Córrego Azul, a 60 quilômetros de Araçatuba, arrecadaram cerca de uma tonelada de alimentos para doar às pessoas que estão em dificuldade por estar sem trabalho e renda em função da pandemia de Covid-19.
Os assentados doaram 80 litros de leite, arroz, sal, massa de tomate, ovos caipiras, abóbora, mandioca, mamão, quiabo, macarrão, berinjela, filé de peixe, achocolatado, fubá e pepino. Foram, ao todo, 37 caixas de 25 quilos de alimentos, além do leite.
“Nós doamos não só o que é produzido no assentamento, mas também alguns itens comprados em supermercados”, conta a assentada Rosemeire de Fátima Rafael, 52 anos, a Meire, que liderou a arrecadação de alimentos, com a colaboração das quatro associações de produtores do assentamento.
Conforme ela, os assentados se sensibilizaram com o pedido de doação de alimentos. “Tem muita gente passando necessidade, sem renda, porque não tem como trabalhar durante a pandemia. O desemprego também está em alta, por isso decidimos ajudar quem precisa”, contou.
Os alimentos foram levados pelos assentados para o buffet Pradela, de Araçatuba, que cedeu seu espaço para a triagem das doações e montagem das cestas, que já estão sendo distribuídas, sob a coordenação do reverendo Paulo Sanda, da Igreja Anglicana, e a ajuda de grupos que atuam na assistência a famílias com necessidade.
“Nós articulamos estas organizações, porque cada uma age numa área da cidade”, disse o reverendo. São elas o grupo Ação Covid-19, Vicentinos, Comunidades Eclesiásticas de Base, Comunidade Atos e Pastoral da Criança, que possuem famílias cadastradas em situação de vulnerabilidade social. Conforme ele, pelo menos 130 famílias deverão ser beneficiadas com a ação.
O Assentamento Chico Mendes existe há 12 anos. Está localizado na antiga Fazenda Aracanguá, e possui 265 assentados. Conforme Meire, os assentados já estão se organizando para uma nova arrecadação de alimentos. “Nós não conseguimos buscar todas as doações, porque há muitos lotes aqui, mas em breve vamos fazer uma nova ação”, disse.