O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, mostra que Araçatuba teve o segundo pior índice de isolamento social do Estado nesta sexta-feira (24), com 40%. O percentual só é superior ao dos municípios de Rio Preto, Limeira e Catanduva, todos com 39%. Em Birigui, outro município da região monitorado, apresentou 49% de isolamento no mesmo dia. No Estado, o índice foi de 48%.
Durante a semana, o pico do isolamento em Araçatuba foi atingindo no domingo (19), com 53%. Na segunda (20), caiu para 42% e voltou a subir no feriado de Tiradentes (21), quando chegou aos 52%. No dia seguinte, despencou para os 41%, chegando aos 40% na quinta (23) e sexta-feira (24).
Em Araçatuba, o prefeito Dilador Borges (PSDB) flexibilizou o funcionamento de alguns setores da economia na quarta-feira, autorizando barbearias, salões de beleza, escritórios de contabilidade e de advocacia, além de outros prestadores de serviço, a retomarem as suas atividades, desde que cumpram regras de higienização e distanciamento entre pessoas para evitar a propagação do novo coronavírus.
Na cidade, é intenso o movimento em supermercados, praças e avenidas. Nestes dois últimos casos, as pessoas frequentam para realizar atividades de lazer e esportivas.
Já em Birigui, a maior taxa de isolamento registrada durante a semana foi no feriado de Tiradentes (21), quando chegou aos 58%, mas nos dias subsequentes caiu e manteve-se em 49%.
BONS EXEMPLOS
Os bons exemplos vêm de cidades como São Sebastião e Ubatuba, ambas no litoral norte paulista, com 65% e 62% de isolamento social, respectivamente. Há, ainda, Cruzeiro e Lorena, as duas com 60%, além de Caraguatatuba e Mogi Guaçu, com 57%. Apesar disso, vale ressaltar que nenhum dos municípios paulistas apresentaram os 70% de isolamento considerados ideais pelo Centro de Contingência de Coronavírus de São Paulo.
DESLOCAMENTO
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.
O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado.
As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.