Araçatuba registrou, nesta segunda-feira (20), o primeiro óbito por Covid-19. Trata-se de uma idosa de 84 anos, que estava internada na Santa Casa de Araçatuba desde o dia 30 de março e faleceu na última quinta-feira (16). O exame foi feito pelo Laboratório São Paulo, que deu positivo para a doença. O município tem 44 casos positivos do novo coronavírus e investiga outros dois óbitos pela Covid-19.
Uma paciente de 35 anos, também de Araçatuba, com suspeita de Covid-19, faleceu às 20h30 de sábado (18), após ser internada na UTI Geral na madrugada do mesmo dia em quadro clínico grave. Foi colhido o material para exame, que deverá descartar ou confirmar se a paciente estava infectada pelo novo coronavírus.
Já o paciente que faleceu no domingo de Páscoa (12), aos 43 anos de idade, teve resultado negativo para coronavírus, segundo análise do Instituto Adolfo Lutz.
Conforme a assessoria de imprensa da Santa Casa, da noite de sexta (17) até as 16h desta segunda (20), o hospital registrou cinco novas internações suspeitas de Covid-19.
Seguem internados na Santa Casa um total de dez pacientes, nove dos quais sem diagnóstico confirmado para Covid-19. No isolamento, estão dois homens, de 72 e 66 anos de idade, de Araçatuba, internados desde 14 de abril e aguardam resultados de exames. Há, ainda, uma mulher de 62 e um homem de 74 anos, também de Araçatuba, internados nos dias 18 e 19 de abril que aguardam os exames. Os quadros clínicos de todos eles são estáveis.
Na UTI Geral Adultos, há uma mulher de 83 anos, transferida de Guararapes no sábado (18). Outra paciente de 68 anos, de Santo Anastácio, que estava no isolamento, foi transferida para a UTI por agravamento do quadro clínico. Há, ainda, uma mulher de 43 anos, de Ilha Solteira e uma idosa de 83 anos (positiva para Covid-19), de Araçatuba. Todas as pacientes têm quadro clínico grave, porém estável.
Na UTI Neonatal e Pediátrica, aguardam resultado de exames para covid-19 uma menina de nove anos, transferida de Guaraçaí nesse domingo (19); um bebê de um mês, de Birigui, que estava internado na Pediatria da Santa Casa de Araçatuba e devido ao agravamento do quadro clínico foi transferido para UTI Neonatal. O quadro clínico de ambos é estável.
ALTA
O Serviço de Vigilância Epidemiológica Hospitalar recebeu do Instituto Adolfo Lutz o resultado de exame de amostras do bebê de 2 meses, de Avanhandava que estava internado na UTI Neonatal e Pediátrica desde o dia sete de abril e foi negativado para Covid-19. O quadro clínico dele evoluiu para melhora e ele recebeu alta no início da tarde desta segunda-feira (20).