Oi, o que você está procurando?

Fique por dentro

Epidemia x pandemia. O que as diferencia?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou hoje o Covid-19 como uma pandemia. Mas qual é a diferença entre epidemia – estado anterior – e a pandemia?

De acordo com a OMS uma pandemia é a disseminação mundial de um vírus, sobre o qual a maior parte das pessoas não tem imunidade.

É precisamente aqui que reside a principal diferença entre epidemia e pandemia, o nível de disseminação. Quando uma doença afeta vários Continentes, uma grande parte da população em todo o mundo como é o caso do Covid-19, passa a ser declarada como uma pandemia porque deixa de existir uma forma de conter o vírus. A última pandemia foi decretada em 2009 devido à gripe suína.

A partir do momento em que uma pandemia é declarada, significa que os esforços para conter a expansão mundial do vírus falharam e passa-se para a fase de mitigação – aquela em que, de acordo com o Plano Nacional da DGS, a transmissão passa a ser “local em ambiente fechado” e “comunitária”.

O novo coronavírus, que teve início em Wuhan – epicentro do surto – em dezembro, já afetou mais de 124 mil pessoas em todo o mundo, sendo que mais de 66 mil pessoas se recuperaram.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
42