Oi, o que você está procurando?

PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

Comércio de Penápolis fecha por 15 dias a partir da próxima segunda-feira

Lojas deverão permanecer fechadas por um prazo de 15 dias; supermercados, padarias, farmácias, postos de combustíveis, hortifrutigranjeiros, açougues, restaurantes, pizzaria e bares devem atender no modo delivery

A partir da próxima segunda-feira (23), o comércio de Penápolis será fechado. O decreto determinando a medida foi publicado na tarde desta quinta-feira (19), pelo prefeito Célio de Oliveira (sem partido). O prazo, conforme o documento, é por tempo indeterminado, mas o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) informou que será por 15 dias.

Além das lojas, os shoppings centers deverão suspender as atividades. Podem permanecer abertos os hipermercados, supermercados e mercados, padarias, farmácias, postos de combustíveis, hortifrutigranjeiros, açougues, restaurantes, pizzaria e bares, atendendo-se no modo delivery.

Segundo a norma, esses estabelecimentos poderão regular horários específicos para gestantes, idosos, portadores de necessidades especiais e outros, para evitar aglomerações. Antes dessa decisão, em reunião ocorrida na tarde de quarta-feira (18), na sede do Sincomércio, tinha sido definido que as lojas abririam às 9h e fechariam às 16h.

O transporte coletivo municipal não circulará a partir de segunda. A medida visa proteger os idosos, tendo em vista que mais de 50% dos passageiros que utilizam esse meio pertencem a esse grupo específico. Segundo o Executivo, a maioria não está respeitando as orientações de evitar circulação e permanecer em suas residências, atendendo ao protocolo recomendado por autoridades da saúde.

VELÓRIOS

Também foi determinado a diminuição do tempo de duração dos velórios, por, no máximo, 12 horas, a ser tratado diretamente entre os familiares do falecido e a empresa funerária e a liberação de apenas dez pessoas por sala, por tempo a ser combinado entre familiares e a empresa funerária.

Não está permitida a realização de ritos religiosos no interior da sala em que está sendo velada a pessoa falecida. O decreto ainda determina a não realização de cultos religiosos de todas as crenças. A Prefeitura ainda determinou o fechamento de igrejas, templos, clubes sociais, centros empresariais, academias de ginásticas, teatro, salão de festas e similares, no município de Penápolis, por tempo indeterminado. A inobservância contida no decreto, sujeitará o infrator à cassação do Auto de Licença e Funcionamento.

CASOS

Até o momento, Penápolis já registrou 9 casos suspeitos de coronavírus. Oito são de moradores da cidade; o outro reside em São Paulo. Apenas um deles encontra-se hospitalizado. Os demais estão em isolamento domiciliar.

A cidade teve 11 notificações e dois casos – um de Penápolis e outro de Avanhandava – os resultados dos exames deram negativo. A Prefeitura reitera que a comunidade se cerque de cuidados básicos de prevenção, como a lavagem periódica das mãos com água e sabão e redução drástica da circulação.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
40