Fique ligado!

Festival

Técnica da Seleção Paulista de Karatê conduz atividade no Sesc Birigui no sábado

Publicado

em



O ano de 2020 será um marco para o karatê: pela primeira vez, a modalidade integra o quadro de competições dos Jogos Olímpicos, que acontecerão em Tóquio (Japão). E o Sesc Birigui dedicou uma parte de sua programação a esta prática esportiva. Neste sábado (15), duas atividades sobre o karatê serão oferecidas ao público.

O Festival de Karatê, com a Associação Barbosa de Karatê (de Birigui), acontece das 10h30 às 12h30. Já a Clínica de Karatê, com Cintia Yonamine Vaz (técnica da Seleção Paulista de Karatê e da equipe de Santo André), será realizada das 14h às 16h. As atividades são gratuitas e acontecerão no Teatro da unidade.

Originário do Japão, o karatê é uma arte marcial que surgiu como uma luta de defesa, a partir da arte marcial indígena de Okinawa, sob influência da arte da guerra chinesa (chuan fa), das lutas tradicionais japonesas (koryu) e das disciplinas guerreiras japonesas (budō). Karatê é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”, por ser um método que inclui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas.

Uma das técnicas do karatê é o kata, uma simulação de luta real, em que o praticante executa uma sequência predeterminada de golpes e defesas (de acordo com o estilo de karatê e o nível do praticante).

Clínica

Na Clínica que acontecerá no Sesc Birigui, Cintia Yonamine abordará os fundamentos e desafios da modalidade. Cintia é graduada em Educação Física, Faixa Preta 7º Dan pela International Goju Ryu (organização desportiva internacional que inclui todos os praticantes oficiais do estilo de karatê Goju-ryu tradicional registados) e ex-atleta de Kata da Seleção Brasileira de Karatê, com medalhas em Campeonatos Sul Americanos, Pan Americanos e Mundiais da modalidade. Além de atuar como técnica, atualmente é também coordenadora de kata do Projeto Olímpico da Federação Paulista de Karatê.

Festival

Já o Festival de Karatê, coordenado pela Associação Barbosa de Karatê, será uma vivência dos movimentos (kata) da modalidade e lutas demonstrativas. O Sensei Jozimar Barbosa dos Santos, nascido em Itaiçaba-CE, é o responsável pelo treinamento dos alunos da associação. Ele se formou no Karatê na cidade de Santos, em 1990, e desde então ministra aulas para todas as idades. Além disso, tem formação como professor, árbitro e técnico da FPK (Federação Paulista de Karatê), e hoje sua graduação é 5º Dan, reconhecido pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê).

Barbosa também está ministrando, neste mês, no Sesc Birigui, o curso para idosos “Princípios do Karatê”, em que apresenta modalidades do Karatê que valorizam a elasticidade, o reflexo, a criatividade e que incluem noções de respeito e união.

Serviços:

Clínica de Karatê
Com Cintia Yonamine Vaz
Dia 15, sábado, das 14h às 16h
Teatro
A partir de 8 anos
Grátis

Festival de karatê
Com Associação Barbosa de Karatê
Dia 15, sábado, das 10h30 às 12h30
Teatro
Todas as idades
Grátis

Sesc Birigui (Rua Manoel Domingues Ventura, 121, Vl. Xavier)
Informações: www.sescsp.org.br

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Anunciante
Anunciante
Band FM 96.9
error: Conteúdo protegido. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998